Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/05/2024

São Matias, Apóstolo - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: At 1,15-17.20-26 Salmo: Sl 113(112) - Do nascer ao pôr do sol, bendito seja o nome do Senhor.
evangelho
Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi - Jo 15,9-17

Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo‑vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa. Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida em favor dos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos ordeno. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor, mas vos chamo amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto e vosso fruto permaneça, para que o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê. Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros”.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

São Matias Apóstolo, testemunha da ressurreição de Cristo.
Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi para irdes e e para que produzais fruto.”


Peçamos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus.
Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário. Destaque as advertências e as promessas que Jesus faz aos seus discípulos.

Evangelho: Jo 15,9-17 “Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo‑vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa. Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida em favor dos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos ordeno. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor, mas vos chamo amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto e vosso fruto permaneça, para que o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê. Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros”.
“Hoje celebramos São Matias. Não pertencia ao grupo dos apóstolos. Foi eleito depois da ascensão de Jesus para ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Matias é o primeiro apóstolo escolhido pela Igreja nascente. Essa escolha já é ação do Espírito Santo na comunidade reunida na fé e no amor de Jesus. Permanecer no amor de Jesus, acolhendo e obedecendo aos seus ensinamentos, é estar no mesmo caminho dele em sua relação com o Pai. O Pai ama Jesus e Jesus nos ama da mesma maneira; portanto, um amor de amizade, de quem dá a vida por quem ama. É esse mesmo amor que deve ser vivido e testemunhado na comunidade cristã. Amor de entrega, livre e incondicional. Amor que gera a verdadeira alegria dos cristãos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite sua Palavra.
A escolha não se dá por qualquer mérito nosso. É por misericórdia divina que somos chamados em seu amor.
Avalie sua resposta ao chamado do amor de Deus.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o/a escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática para que o amor de Deus habite em seu coração e nutra seu espírito?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos o apóstolo São Matias. Não pertencia ao grupo dos apóstolos. Foi eleito depois da Ascensão de Jesus para ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Os Atos dos Apóstolos nos contam como ele foi escolhido. Pedro falou a um grupo numeroso de irmãos e irmãs, lembrando que era preciso que se cumprisse a Escritura a respeito de Judas, que participou do ministério dos apóstolos, mas morreu de forma trágica no Campo do Sangue. Agora era necessário realizar o que está escrito no Salmo: “Outro receba o seu encargo”. Procuraram, então, um homem que tivesse acompanhado Jesus o tempo todo, para ser, com os apóstolos, testemunha da ressurreição do Senhor. Apresentaram-se dois, José e Matias. Rezaram e a sorte caiu sobre Matias, que se tornou apóstolo com os outros Onze. Como não temos documentos sobre a atividade dos apóstolos, e os Atos falam especificamente de Pedro e Paulo, tradição e lendas se misturam para compor a história dos primeiros seguidores de Jesus. De Matias se diz que evangelizou a Judeia, a Capadócia e a Etiópia, e morreu martirizado em Jerusalém.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.