Fundo
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/07/2024

14º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ez 2,2-5 Salmo: - Os nossos olhos, estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor tende piedade. 2ª Leitura: 2Cor 12,7-10
evangelho
Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa - Mc 6,1-6

Saiu dali e foi para sua terra natal, e seus discípulos o seguiram. Como era sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, extasiavam-se, dizendo: “De onde lhe vêm essas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada? E esses prodígios que acontecem por suas mãos? Não é esse o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam-se por causa dele. Dizia-lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio, a não ser uns poucos enfermos que, impondo-lhes as mãos, curou. Admirava-se por causa da incredulidade deles e percorria os povoados do entorno ensinando.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Diante do Deus Criador somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados/as de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente. Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!
Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Observe o que Jesus diz ao experimentar a indiferença, o preconceito, a exclusão. Jesus se deixa abalar pela rejeição?

Evangelho: Mc 6,1-6 Saiu dali e foi para sua terra natal, e seus discípulos o seguiram. Como era sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, extasiavam-se, dizendo: “De onde lhe vêm essas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada? E esses prodígios que acontecem por suas mãos? Não é esse o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam-se por causa dele. Dizia-lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio, a não ser uns poucos enfermos que, impondo-lhes as mãos, curou. Admirava-se por causa da incredulidade deles e percorria os povoados do entorno ensinando.

“Jesus chega a sua terra e ensina na sinagoga em dia de sábado. A reação dos ouvintes é de expectativa, por espanto ou por inveja: “Como pode um carpinteiro fazer coisas desse tipo?”; “Esse poder e essa sabedoria não são coisas de carpinteiro!”. Tais interrogações sugeriam que Deus estava com aquele homem como estava com os profetas que faziam milagres e sinais, mas este Jesus eles conhecem, é filho de Maria e José. E pairava entre os seus a pergunta: “Quem é este homem?”. O que aconteceria com Jesus se viesse, hoje, sem aparência de intelectual ou influenciador, e denunciasse as desigualdades sociais, a violência, a corrupção, as incoerências dos “bons católicos”? Será que seria ouvido?” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, somos convidados a ouvir o Senhor...
Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre?
As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações?
A pessoa de Jesus, com sua palavra, seus gestos e atitudes fortalecem minha e meu amor cristão?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o/a convida a viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus veio pregar o Evangelho de Deus e, por isso, está sempre ensinando. Ele conhece as inclinações naturais do ser humano e não se ilude com sua aparente bondade. A inteligência bem instruída mostra, como um foco de luz, o que a vontade deve ou não praticar. Por isso Jesus ensina, os apóstolos ensinam, a Igreja continua a ensinar a quem quer aprender. Discípulo não é o aluno de um mestre? Somos todos discípulos do único Mestre, Jesus Cristo. com sabedoria e poder extraordinário, ensinando e fazendo milagres. Compreensível pela dificuldade que todos temos, dificuldade natural, de aceitar o outro, que é sempre um concorrente ameaçador. Quantos e quantos exemplos poderiam ser dados para ilustrar esta afirmação! Os nazarenos não valorizaram Jesus, não mostraram acreditar nele, e, em consequência, Jesus não pode fazer ali nenhum milagre. Interessante a observação do evangelista. Jesus não pôde ou não conseguiu fazer milagres por causa da falta de fé deles. De fato, Deus não faz milagres para se divertir. Há uma interação entre Deus e a fé de quem pede. Jesus sai de Nazaré e percorre os povoados da redondeza, ensinando. A incredulidade dos nazarenos não o impede de continuar a sua missão. Ele percorre os povoados vizinhos. E ensina. O profeta Ezequiel passou pela mesma experiência de rejeição, mas recebeu o estímulo de Deus para continuar. Mesmo se não escutassem o que dissesse, saberiam que houve um profeta entre eles. O obstáculo não impede o profeta de continuar percorrendo os povoados e de ensinar. A experiência de Paulo, nas dificuldades que enfrentou, tanto pessoais como ambientais, levaram-no a escrever aos Coríntios que a graça de Deus em nossa vida é suficiente para superarmos obstáculos e dificuldades. Há insultos, há rejeições, há perseguições: “Basta-te a minha graça”, diz o Senhor. “Só Deus basta”, dirá Santa Teresa d’Ávila. Nós mesmos temos fraquezas pessoais, angústias, desânimos. A força, porém, se manifesta na fraqueza. Por isso, diz o apóstolo, “de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. Quando sou fraco, então é que sou forte”. A experiência de Paulo foi sem dúvida a que experimentaram todos os apóstolos e os seguidores de Cristo em todos os tempos. O que importa é não se deixar vencer pelas incompreensões e rejeições. É a sorte dos profetas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.