Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/03/2021

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ez 37,21-28 Salmo: (Sl)Jr 31,10-13 - Aqui estou para te salvar.
evangelho
Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? - Jo 11,45-56

Muitos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram contar aos fariseus o que Jesus tinha feito. Os sumos sacerdotes e os fariseus, então, reuniram o sinédrio e discutiam: “Que vamos fazer? Este homem faz muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada! Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação; e não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, decidiram matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Ele foi para uma região perto do deserto, para uma cidade chamada Efraim. Lá permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente da região tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Eles procuravam Jesus e, reunidos no templo, comentavam: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração e o torne terreno fértil para sua Palavra.


No caminho para a Páscoa, acompanhemos Jesus em sua paixão, morte e ressurreição. Rezemos: “Daí-nos ó Pai, o vosso espírito de amor, de fortaleza e confiança para não desanimar no caminho para nossa ressurreição, junto ao Teu Filho Jesus. Amém.”.

Leitura (Verdade)

procure compreender o contexto do relato: pessoas, perguntas, decisões... Quais são as palavras de Caifás? Qual a atitude de Jesus?
Evangelho: Jo 11,45-56 Muitos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. […] Os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e discutiam: “Que vamos fazer? Este homem faz muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. Um deles, chamado Caifás, disse: “Vós não entendeis nada! Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” […]. A partir desse dia, decidiram matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. […] Páscoa dos judeus estava próxima.

“Tão logo Lázaro sai do sepulcro, o evangelista deixa de dar atenção a ele e a suas irmãs – Marta e Maria – e passa a narrar a reação dos presentes. Muitos creram nele; outros vão aos fariseus para denunciá-lo. Esta atitude lembra a passagem do rico e do pobre Lázaro: mesmo que alguém ressuscite dos mortos, eles não se converterão. Para muitos, o milagre é inútil, mas os que têm fé não precisam de milagres. A partir desse instante, eles planejavam matar Lázaro e também Jesus. Sem querer, Caifás fez uma profecia: é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira. A morte de Jesus foi redentora. Inocente, morreu por nossos pecados. Ele morreu perdoando: ‘Pai, eles não sabem o quer fazem’.”( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Em sua vida, seu trabalho e relacionamentos como você testemunha Jesus? Você precisa de milagres para crer que Ele é enviado do Pai?

Oração (Vida)

“Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Escutai ó Pai minha oração; dai ouvido as minhas palavras:”

Ofereça ao Senhor os frutos de sua oração, apresente os bons desejos que brotaram em seu coração e reze por suas necessidades, dos que lhe são próximos e pela humanidade...

Contemplação (Vida e Missão)

Em Jerusalém muitos não acreditavam em Jesus por Ele ser da Galileia, um do povo, trabalhador sem credenciais. Procure ver a manifestação de Deus nos simples, nos humildes, nos que têm coração de criança. Verbalize este propósito.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“A partir desse dia, decidiram matar Jesus.” Partimos do fato. Decidiram matar Jesus e o mataram na cruz. Assim foi feito, e assim ele aceitou fazer a redenção do mundo. Poderia ter sido de outro jeito? “A partir desse dia, decidiram matar Jesus”. Partimos do fato. Decidiram matar Jesus e o mataram na cruz. Assim foi feito, e assim ele aceitou fazer a redenção do mundo. Poderia ter sido de outro jeito? Pergunta inútil diante dos fatos. Jesus anunciou várias vezes que sua morte seria dolorosa. Não foi assim para dar satisfação ao Pai pelos pecados do mundo, como se o Pai só ficasse satisfeito vendo seu Filho desfigurado. Esse não é o Pai de bondade e misericórdia. O que vemos no Servo Sofredor é a feiura da maldade humana.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.