Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/11/2021

33ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Mc 2,15-29 Salmo: Sl 50(49) - Quem caminha retamente experimentará a salvação de Deus. Evangelho Opcional: Mt 14,22-33
evangelho
Não reconheceste o tempo em que foste visitada - Lc 19,41-44

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra nos guia, nos conforta e nos adverte. Jesus o Filho de Deus experimentou nossas emoções. O evangelista nos mostra quanto Jesus queria a felicidade e a paz para seu povo e chora ao ver que ele vai por caminhos errados.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à cidade de Jerusalém. O que Ele diz?

Evangelho: Lc 19,41-44 Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

“Os Evangelhos falam que Jesus chorou em duas oportunidades. Numa delas chora por Lázaro, seu amigo que havia morrido. No relato de hoje, Jesus chora pela insensibilidade de Jerusalém, a cidade santa, porque não soube, ou não quis, acolher o enviado do Pai. Em Lucas, a paz não tem relação com o conflito entre o poder romano e a resistência da liderança do Templo. Ela indica o dom de Deus que inclui a salvação e a justiça. Jerusalém falha em não acolher o Messias que estabelece e torna definitiva a paz. E será em Jerusalém sua prisão, condenação e morte na cruz. Somos responsáveis pelas nossas escolhas e recusas. O perdão de Deus é infinito, mas nosso tempo é limitado. Agora é o tempo de acolher as visitas de Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Esta cidade sou eu e é você quando não correspondemos aos ensinamentos de Deus. E, então, Jesus continua chorando por você e por mim. Arrependamo-nos enquanto é tempo. Aceitemos a misericórdia de Jesus, que chora por nós. Caminhemos em direção a Cristo que nos chama com amor infinito e, então, viveremos.
Ai de nós que não sabemos reconhecer a bondade de Deus que sempre está ao nosso lado no dia a dia da vida. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos recebido, especialmente o dom da vida.

Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;
nunca permitas que eu seja humilhado;
livra-me pela tua justiça.

Inclina os teus ouvidos para mim,
vem livrar-me depressa!

Sê minha rocha de refúgio,
uma fortaleza poderosa para me salvar.

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;
por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As sete etapas lucanas foram percorridas. Jesus caminhou à frente de seus discípulos, subindo para Jerusalém. Perto de Betfagé e Betânia, montou num jumentinho e dirigiu-se para a entrada da Cidade Santa. Ainda no monte das Oliveiras foi acolhido pelo povo como o Rei Messias. Todos clamavam: “Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor”. Viu então a cidade e chorou sobre ela. Jesus vê a destruição de Jerusalém e lamenta que ela “não tenha reconhecido o tempo em que foi visitada”. Lamenta que ela não tenha conhecido aquele que lhe trouxe a paz. Estamos diante de uma profecia a partir de um acontecimento e diante de uma interpretação cristã da destruição de Jerusalém. A cidade já estaria destruída quando o texto foi escrito. É uma interpretação possível. Alguns dizem que o texto retrata a primeira destruição, em 587 antes de Cristo. Escrevendo depois do ano 70, é possível que o autor sagrado coloque na boca de Jesus a previsão de algo já acontecido. Os cristãos viram na rejeição de Jesus de Nazaré como o Messias prometido a causa da destruição da cidade e do templo. Em Roma, o Arco de Tito comemora o triste acontecimento da destruição de Jerusalém pelos romanos. Hoje se comemora a dedicação da basílica de São Pedro e a dedicação da basílica de São Paulo em Roma. Ambas foram construídas sobre os túmulos dos dois apóstolos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.