Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/03/2024

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,25.34-43 Salmo: Sl 25(24) - Recordai, Senhor, a vossa compaixão.
evangelho
Não te digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes - Mt 18,21-35

Então Pedro, aproximando‑se, lhe disse: “Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim para que eu deva perdoa‑lo? Até sete vezes?” Jesus lhe respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes. Por isso, o Reino dos Céus se assemelha a um rei que resolveu acertar as contas com seus servos. Assim que ele começou, foi‑lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. Como este não tinha com que pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens fossem vendidos, e assim pagasse. Tendo‑se prostrado diante dele, o servo lhe dizia: ‘Sê indulgente comigo, que te pagarei tudo’. Tomado de compaixão, o senhor daquele servo liberou‑o e lhe perdoou a dívida. Tendo saído dali, esse servo encontrou um companheiro de servidão que lhe devia cem denários e, agarrando‑o pelo pescoço, começou a sufoca‑lo, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ Seu companheiro, de joelhos, lhe suplicava: ‘Sê indulgente comigo, que te pagarei’. Mas ele não quis; ao contrário, retirando‑se, mandou coloca‑lo na prisão até que pagasse o que devia. Tendo visto o que acontecera, seus companheiros de servidão ficaram profundamente consternados e foram contar tudo a seu senhor. Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo malvado! Toda aquela dívida te perdoei, porque me suplicaste. Não devias, tu também, ser clemente com teu companheiro, como eu fui clemente contigo?’ E, enfurecido, seu senhor o entregou aos torturadores até que pagasse tudo quanto devia. Da mesma forma vos tratará meu Pai celeste, se cada um não perdoar de coração a seu irmão”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Peçamos as luzes do Espírito Santo para acolhermos mais uma vez a Palavra de Deus em nossa vida na dinâmica da Leitura Orante. Sabemos o quanto é necessário este diálogo com o Senhor na oração e na escuta de sua Palavra. Também o Papa Francisco, em uma de suas colocações, lembrou de duas atitudes necessárias para quem quer escutar a Palavra de Deus: humildade e oração. "Com a humildade e oração, seguimos em frente para escutar a Palavra de Deus e obedecê-la."


“Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém”

Leitura (Verdade)

Somente quem ama é capaz de perdoar. Nesta parábola Jesus nos ensina a infinitude do amor de Deus. Seu perdão é infinito, mas prestemos atenção ao que Jesus conclui: o perdão está condicionado à nossa capacidade de perdoar.

Evangelho: Mt 18,21-35 Então Pedro, aproximando‑se, lhe disse: “Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim para que eu deva perdoa‑lo? Até sete vezes?” Jesus lhe respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes. Por isso, o Reino dos Céus se assemelha a um rei que resolveu acertar as contas com seus servos. Assim que ele começou, foi‑lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. Como este não tinha com que pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens fossem vendidos, e assim pagasse. Tendo‑se prostrado diante dele, o servo lhe dizia: ‘Sê indulgente comigo, que te pagarei tudo’. Tomado de compaixão, o senhor daquele servo liberou‑o e lhe perdoou a dívida. Tendo saído dali, esse servo encontrou um companheiro de servidão que lhe devia cem denários e, agarrando‑o pelo pescoço, começou a sufoca‑lo, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ Seu companheiro, de joelhos, lhe suplicava: ‘Sê indulgente comigo, que te pagarei’. Mas ele não quis; ao contrário, retirando‑se, mandou coloca‑lo na prisão até que pagasse o que devia. Tendo visto o que acontecera, seus companheiros de servidão ficaram profundamente consternados e foram contar tudo a seu senhor. Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo malvado! Toda aquela dívida te perdoei, porque me suplicaste. Não devias, tu também, ser clemente com teu companheiro, como eu fui clemente contigo?’ E, enfurecido, seu senhor o entregou aos torturadores até que pagasse tudo quanto devia. Da mesma forma vos tratará meu Pai celeste, se cada um não perdoar de coração a seu irmão”

“A parábola de hoje é uma ilustração do amor de Deus. Todo ser humano tem para com Deus uma dívida impagável. Deus anulou nossa dívida através da missão de seu Filho Jesus (cf. Gl 4,4-5). No Evangelho, o tema do perdão é recorrente, e não apenas como um conselho, mas como condição de salvação. Jesus declarou que seremos julgados com a mesma medida que julgarmos os outros. O mesmo vale para o perdão: seremos perdoados na medida em que perdoarmos. O perdão de Deus está relacionado ao nosso perdão com os irmãos, como no Pai-Nosso: perdoai-nos, como perdoamos... Deus perdoou nossos pecados. Precisamos também ser compassivos com nossos semelhantes. O que seria de nós sem o benefício do perdão.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Como você resume o ensinamento de Jesus?
Como você compreende a mensagem de Jesus no evangelho de hoje, dentro da dinâmica do tempo quaresmal que estamos vivendo?
Se você pertence ao Senhor e o ama de verdadeiramente, não guarde rancor, não se vingue, nem negue o perdão a nenhum de seus irmãos.

Oração (Vida)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração. Depois, conclua rezando:
“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?
Sugestão: Agradecer o amor misericordioso de Deus, saber perdoar e pedir perdão.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Perdoar setenta vezes sete vezes significa perdoar sempre. Pedimos a Deus que nos perdoe e ele o fará, se perdoarmos de coração ao nosso irmão.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.