Fundo
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/03/2020

2ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 1,10.16-20 Salmo: Sl 50(49) - A todos que procedem retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
evangelho
Não vos façais chamar de rabi, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos - Mt 23,1-12

Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Inicío com o canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em mim. Vou repetindo como um mantra essa invocação até sentir que meu ser está aberto e disponível para receber a Palavra de Deus.

Leitura (Verdade)

Releio o Evangelho de hoje quantas vezes julgar necessário. O que incomodava Jesus na atitude dos fariseus? Qual é a proposta de Jesus? Em que ela se diferencia da proposta dos escribas e fariseus?
“O Mestre, sempre envolvido de ternura e pronto para perdoar, tem palavras duras contra os escribas e os fariseus, pela autossuficiência e pela hipocrisia deles. Eles ensinam, mas não praticam, e quando fazem algum gesto religioso, é corrompido pela vaidade. Há uma diferença enorme entre os ensinamentos dos fariseus e a proposta de Jesus. Os primeiros estabelecem pesados fardos para os outros, enquanto o Mestre se dirige aos aflitos e pobres, apontando a leveza de sua proposta, alicerçada no amor. Ele aponta para uma verdadeira irmandade: um só é o Pai e todos somos irmãos. É um novo modo de viver, de agir e de dirigir-se ao Pai. Termina o tempo da lei cega e começa o reinando da fraternidade.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual foi a exortação de Jesus? Como compreendo e acolho essas orientações? Jesus pede para rejeitarmos a hipocrisia, a busca de honras e reconhecimento. É no serviço generoso aos irmãos que nossa vida ganha sentido e contribuímos, assim, para o crescimento da comunidade. Jesus confirma que o “maior dentre vós deve ser aquele que serve”.

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos de sua meditação e oração da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de praticá-lo. Faça sua prece de agradecimento ou suplica.
Se desejar conclua com esta oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoa-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço o desejo de seguir teus ensinamentos e peço que me fortaleças para ser fiel ao meu propósito.”

Contemplação (Vida e Missão)

Deus revela sua sabedoria aos simples. O que percebi que devo mudar a partir desta meditação orante? Relembro meus propósitos desta Quaresma.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A sociedade e a Igreja são feitas de seres humanos que trazem consigo a marca da imperfeição. Somos incoerentes e contraditórios, dizemos e não fazemos. No entanto, o fato de a nossa natureza ser “corrompida” não significa que se deva proteger a corrupção com a impunidade. O que Jesus dizia sobre os escribas e os fariseus, as autoridades religiosas de seu tempo, continua válido em nossos dias. Aplica-se às autoridades civis e aplica-se às autoridades religiosas. Os profetas criticavam os sacerdotes e os reis não por serem religiosos e governantes, mas por não serem. Não eram o que deviam ser. Jesus recomenda ouvir o que dizem, uma vez que falam, sem, contudo, imitar o que fazem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.