Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/02/2024

6ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Tg 1,12-18 Salmo: Sl 94(93) - Feliz o homem a quem educas, Senhor.
evangelho
Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? - Mc 8,14-21

E esqueceram‑se de levar pães e não tinham senão um só pão com eles no barco. Ele os advertia: “Vede, ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes”. Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Tendo tomado conhecimento, ele lhes disse: “Por que discutis que é porque não tendes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Sete”. E dizia‑lhes: “Ainda não compreendeis?”

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, o Evangelho nos convida a buscarmos um alimento verdadeiro e nos adverte sobre o perigo de nos iludirmos com falsas ideologias.



Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto com calma, atentando-se aos elementos que compõem a narrativa: lugar, personagens e as palavras de Jesus. O que os personagens que aparecem no texto estão procurando? Por que recorrem a Jesus? Que mensagem Jesus quer transmitir com essas advertências e questionamentos?

Evangelho: Mc 8,14-21 E esqueceram‑se de levar pães e não tinham senão um só pão com eles no barco. Ele os advertia: “Vede, ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes”. Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Tendo tomado conhecimento, ele lhes disse: “Por que discutis que é porque não tendes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Sete”. E dizia‑lhes: “Ainda não compreendeis?”

Jesus já havia feito tanto bem, realizado tantos sinais, e os discípulos continuavam sem entender a lógica do Reino. Eles estão preocupados com o pão, Jesus com o fermento que leveda a massa, isto é, com as ideologias manipuladoras dos fariseus e de Herodes, que podem formar as consciências segundo seus interesses. “Ainda não entendeis nem compreendeis?” Não entenderam o quê? Que o Pai providenciará o alimento. Se ele veste os lírios dos campos e dá abrigo aos passarinhos, não cuidará de seus filhos? Mas sejam cuidadosos com o que possa perverter seu coração e sabotar sua consciência. Não sejam ingênuos, mas responsáveis. Jesus adverte, aos discípulos e a nós, sobre o poder do “fermento”. Cuidado! (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É o momento de relacionarmos a reflexão com nossa vida. Que sentimento o Evangelho despertou em você?
Faça um momento de silêncio para confrontar a meditação com a realidade que você vive.
O pão que alimenta o corpo e o pão da Palavra que nutre o espírito, são igualmente necessários para viver em plenitude a vida. Como eu busco esse equilíbrio?
Que luz Jesus me revela com sua mensagem, seus gestos, suas atitudes?

Oração (Vida)

Escute e fale com Jesus. A oração é um diálogo com Deus. Fale o que está em seu coração, sua gratidão e suas preocupações...

Se desejar pode concluir com esta oração:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus faz afirmações aparentemente difíceis de ser entendidas. O que ele quis dizer ou o que esperava que os apóstolos entendessem, quando discutiam entre si por não terem levado pão? Sempre no lago de Genesaré, eles foram de um lado para outro e os apóstolos se esqueceram de comprar pão. Tinham consigo apenas um pão. E discutiam por causa disso. A discussão começou de fato depois que Jesus lhes dissera para tomar cuidado com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes. Estaria Jesus falando do pão que os apóstolos não providenciaram? Jesus não falava do pão material. Ele se referia à influência negativa que fariseus e herodianos poderiam exercer na mente do povo. Como o fermento leveda toda a massa, assim também as ideias veiculadas pelos fariseus e herodianos poderiam fermentar todo o povo. Isto era sério. Quanto ao pão para comer, tinham acabado de ver duas multiplicações de pães e peixes. Por que então se preocupar?

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.