Fundo
Sábado, 28 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/06/2024

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Cr 24,17-25 Salmo: Sl 89(88) - Guardarei eternamente para ele a minha graça.
evangelho
Não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo! - Mt 6,24-34

Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Por isso, eu vos digo: não fiqueis angustiados pela vossa vida, pensando sobre o que comereis ou bebereis, nem pelo vosso corpo, pensando sobre o que vestireis! Não vale a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a veste? Observai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem guardam em celeiros e, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta! Não valeis muito mais que elas? E quem de vós, angustiando-se, poderá acrescentar um côvado à sua idade? E por que vos angustiais pela veste? Considerai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem tecem, mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles! Se Deus veste assim a relva, que hoje existe no campo e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, gente de fé pequena? Por isso, não vos angustieis pensando: ‘Que comeremos? Que beberemos? Que vestiremos?’ De fato, são os gentios que procuram ansiosamente todas essas coisas. Vosso Pai celeste já sabe que tendes necessidade de tudo isso. Buscai, primeiro de tudo, o Reino de Deus e a justiça deste, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo! Portanto, não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo! A cada dia lhe basta seu infortúnio”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o/a ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o/a ajude a seguir no caminho que agrada a Deus. Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim.
Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada!
Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131) Eu,... (diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.


Leitura (Verdade)

Leia este trecho do Evangelho quantas vezes for necessário para ler por trás das palavras o cuidado e carinho que o Senhor tem por suas criaturas e, sobretudo, por nós seus filhos.

Evangelho: Mt 6,24-34 Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Por isso, eu vos digo: não fiqueis angustiados pela vossa vida, pensando sobre o que comereis ou bebereis, nem pelo vosso corpo, pensando sobre o que vestireis! Não vale a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a veste? Observai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem guardam em celeiros e, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta! Não valeis muito mais que elas? E quem de vós, angustiando-se, poderá acrescentar um côvado à sua idade? E por que vos angustiais pela veste? Considerai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem tecem, mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles! Se Deus veste assim a relva, que hoje existe no campo e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, gente de fé pequena? Por isso, não vos angustieis pensando: ‘Que comeremos? Que beberemos? Que vestiremos?’ De fato, são os gentios que procuram ansiosamente todas essas coisas. Vosso Pai celeste já sabe que tendes necessidade de tudo isso. Buscai, primeiro de tudo, o Reino de Deus e a justiça deste, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo! Portanto, não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo! A cada dia lhe basta seu infortúnio”.

“Jesus continua ensinando e, em sua catequese, afirma que “não podeis servir a Deus e à riqueza”. Faz um alerta sobre a demasiada preocupação com as necessidades terrenas. Depois nos dá uma amostra do que o Pai pode fazer por nós. Fala dos pássaros no céu e dos lírios que enfeitam a natureza, e como eles recebem tudo de Deus. Nós recebemos de Deus muito mais do que as aves e as flores. Recebemos talentos, inteligência, criatividade. Portanto, não precisamos viver preocupados como quem não acredita no poder de Deus. Não é convite ao comodismo ou à passividade, mas à confiança, “fazendo tudo como se tudo dependesse de nós, e esperando tudo como se tudo dependesse de Deus” (Inácio de Loyola).” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente. As orientações que Jesus nos oferece no Evangelho de hoje deixam bem claro a figura de discípulo que ele deseja desenhar em nosso coração. Faça uma radiografia de sua imagem, figura de discipulo/a, à luz deste Evangelho. Dá para perceber traços do que Jesus espera e nos recomenda?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando a recomendação: “Portanto, não vos angustieis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia lhe basta seu infortúnio”. Que apelo eu sinto e quero por em prática no meu no meu cotidiano?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Como não viver preocupado com o que comer, com o que beber, com o que vestir? É preciso trabalhar, pagar o aluguel, providenciar roupa e comida. Nada disso cai do céu; no entanto, Jesus manda olhar os pássaros do céu e os lírios do campo! Ele mesmo não nos fez pássaros nem flores, movidos por instinto, sujeitos à lei da natureza, incapazes de ser diferentes. As formigas operárias trabalham sem patrão e sem salário. As formigas soldados defendem o formigueiro até a morte e não são consideradas heroínas. Nós, ao contrário, não só deixamos de trabalhar como fugimos da batalha. Não será abusar da Providência deixar tudo nas mãos de Deus? Jesus nos propõe o que dirá São Paulo: “Tudo me é permitido, mas não me deixarei escravizar por coisa alguma”. “Foi para sermos livres que Cristo nos libertou.” Que as palavras de Jesus toquem nossa vida e perguntem do que é que nós precisamos realmente.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.