Fundo
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/03/2023

3ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: 2Rs 5,1-15a Salmo: Sl 42(41) - Minha alma está com sede de Deus.
evangelho
Nenhum profeta é aceito em sua terra - Lc 4,24-30

E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando‑se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenhá‑lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A oração faz do tempo um templo. Sinta este tempo como tempo favorável. Deus vem ao nosso encontro para salvar e não para condenar. Jesus não é um Deus distante, mas sim o rosto misericordioso do Pai voltado para nós. A fé é descobrir sua presença em nós e ao nosso redor.


Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Qual é o ensinamento de Jesus para nós? Quais orientações podemos destacar no texto?

Evangelho: Lc 4,24-30 E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando‑se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenhá‑lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora.

“Jesus encantava multidões, realizava inúmeros milagres em todos os lugares por onde andava. Porém, em sua terra, em meio aos seus, não conseguiu fazer nenhum milagre. A condição para acontecer milagres é a fé. E ter fé é reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Mesmo sendo divino, Jesus experimentou a dor e a humilhação da rejeição daqueles que tinham todas as condições de crer que ele era o Messias esperado desde sempre. Os tempos mudaram, mas muitos ainda querem somente milagres, sem nenhum compromisso de seguimento de Jesus Cristo. Os milagres acontecem para quem abraça a dimensão cristã de forma global. Jesus tem clareza da missão, por isso passa pelo meio dos opositores e segue em frente.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus nos fala através dos acontecimentos, das pessoas, de tantas mediações, por isso precisamos de fé, de humildade e de silêncio para reconhecer sua voz em meio ao burburinho de nosso cotidiano.
Trazendo a reflexão da Palavra para a nossa vida:
O que o texto diz a mim?
Quais aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Qual traço de Jesus a Palavra me revela?

Oração (Vida)

Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.
Faça a sua oração em silêncio, repasse a Palavra lida em sua mente e conte ao Senhor o que há em seu coração. Apresente-lhe suas necessidades e as necessidades do povo de Deus e reze pela paz no mundo.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Ajuda-me, Senhor, abra meus olhos para que eu compreenda as mediações que Deus usa para me trazer perto dele. Dá-me força para praticar o que a Palavra me inspira como caminho de salvação. Verbalize seu propósito.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus vai a Nazaré, sua aldeia. Certamente, em seus anos ocultos, observou os costumes de sua gente e trabalhou com José na carpintaria. Na sinagoga, faz o seu discurso inaugural. Está começando o seu ministério público. Sua parentela reage com um misto de admiração e incredulidade. Jesus percebe que um profeta só não é bem-aceito em sua terra. Dá, então, o exemplo de dois profetas que agiram em meio aos pagãos. Elias se hospeda na casa de uma viúva, em Sarepta, salva o seu filho e alimenta a família em tempos de seca (1Rs 17). Naamã, comandante do exército da Síria, torna-se leproso. A pedido de uma escrava judia, procura o profeta Eliseu e é curado nas águas do rio Jordão (2Rs 5). Assim também deve agir Jesus: ele não veio somente para os judeus, mas para toda a humanidade. Para sua gente, Jesus é um simples carpinteiro. Há uma espécie de escândalo da encarnação: as origens de Jesus são conhecidas. Sua verdadeira origem, contudo, é o Pai.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.