Fundo
Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/04/2022

4ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 11,18-20 Salmo: Sl 7 - Senhor, meu Deus, em ti me refugio.
evangelho
Ninguém jamais falou como este homem - Jo 7,40-53

Ouvindo estas palavras, alguns da multidão afirmavam: “Verdadeiramente, ele é o profeta!” Outros diziam: “Ele é o Cristo!” Mas outros discordavam: “O Cristo pode vir da Galileia? Não está na Escritura que o Cristo será da descendência de Davi e virá de Belém, o povoado de Davi?” Surgiu, assim, uma divisão entre o povo por causa dele. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas então voltaram aos sumos sacerdotes e aos fariseus, que lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” Responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Os fariseus disseram a eles: “Vós também vos deixastes iludir? Acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas essa gente que não conhece a Lei são uns malditos!” Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que tinha ido a Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir ou saber o que ele fez?” Eles responderam: “Tu também és da Galileia? Examina as Escrituras, e verás que da Galileia não surge profeta”. Depois cada um voltou para sua casa.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o Mistério da Vida de Cristo que a liturgia hoje nos apresenta.
Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”


Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o silenciosamente. O que as pessoas falam sobre Jesus? Por que discutiam entre elas sobre a identidade do Cristo? O que responderam os guardas aos sumos sacerdotes?

Evangelho: Jo 7,40-53 Ouvindo estas palavras, alguns da multidão afirmavam: “Verdadeiramente, ele é o profeta!” Outros diziam: “Ele é o Cristo!” Mas outros discordavam: “O Cristo pode vir da Galileia? Não está na Escritura que o Cristo será da descendência de Davi e virá de Belém, o povoado de Davi?” Surgiu, assim, uma divisão entre o povo por causa dele. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas então voltaram aos sumos sacerdotes e aos fariseus, que lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” Responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Os fariseus disseram a eles: “Vós também vos deixastes iludir? Acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas essa gente que não conhece a Lei são uns malditos!” Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que tinha ido a Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir ou saber o que ele fez?” Eles responderam: “Tu também és da Galileia? Examina as Escrituras, e verás que da Galileia não surge profeta”. Depois cada um voltou para sua casa.

“Nós conhecemos algumas coisas sobre a vida de Jesus. Com algum esforço, poderíamos conhecer melhor o que os Evangelhos nos contam. Conhecê-lo para amá-lo muito mais. Reconhecer nele o enviado de Deus, para segui-lo com maior fidelidade. As pessoas no tempo de Jesus estavam divididas em relação a ele. Uns julgavam que fosse um profeta ou mesmo o Messias. Queriam ouvi-lo. Outros recordavam que o Cristo seria da descendência de Davi, viria de Belém, não da Galileia. Queriam prendê-lo. Os guardas que foram mandados para prender Jesus, ao ouvi-lo, desistiram de cumprir as ordens. Em um mundo igualmente dividido, hoje somos chamados a tomar uma posição sobre Jesus: uma clara adesão a ele e a seu Evangelho.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos.... Que luz Jesus lhe revela com sua pessoa e sua mensagem?

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, apontando sentido para algum sofrimento..

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Observando as palavras de Jesus e sua prática, muitos o reconhecem como profeta e messias. Mas aí se deparam com um problema: o messias seria da linhagem de Davi e viria de Belém (2Sm 7,12; Sl 89,4-5; Is 11,1ss; Mq 5,1-2), ao passo que Jesus vem da Galileia. Convém lembrar que só Mateus e Lucas narram o nascimento de Jesus em Belém, bem como apresentam sua linhagem da família de Davi. Ao que tudo indica, a comunidade joanina desconhecia essa narrativa. O povo simples adere, mas os doutores, os chefes e sacerdotes, conhecedores das Escrituras, só veem em Jesus um agitador inoportuno. Dessa forma, dizem o que era comum na mentalidade da época: “Essa gente que não conhece a Lei são uns malditos”. Jesus, no entanto, se revela aos pequeninos e se esconde aos sábios (Mt 11,25-26), mas alguns sábios também estão em condições de aceitar Jesus (Jo 7,50-52).

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.