Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/05/2023

4ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 13,26-33 Salmo: Sl 2 - Vou proclamar a prescrição do Senhor.
evangelho
Ninguém vai ao Pai senão por mim - Jo 14,1-6

“Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar‑vos um lugar. E, quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho”. Disse‑lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse‑lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É difícil aproximar-se de Jesus e não se sentir atraído/a por Ele. Dia após dia sua Palavra vai abrindo novos horizontes e mostrando-nos o caminho de uma vida mais digna e alegre. O contato com Jesus nos liberta dos medos, do egoísmo e do autoengano. Ele nos ensina viver na simplicidade com sentido de esperança.


“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Construa, em sua mente, a cena dessa descrição que Jesus faz sobre o destino de nossa existência.

Evangelho: Jo 14,1-6 “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar‑vos um lugar. E, quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho”. Disse‑lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse‑lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

“Com facilidade nosso coração se agita, principalmente quando se trata de questões existenciais em relação ao que virá depois desta vida. Gostaríamos de saber detalhes, de entender o formato e até sua localização. Jesus pede um voto de confiança, pois ele mesmo foi preparar um lugar. Depois de preparado o referido lugar, ele voltará para nos conduzir para junto dele. O profundo desejo do coração de Jesus é reunir a humanidade, no fim dos tempos, para o banquete eterno. O céu é uma realidade que empolga e, ao mesmo tempo, torna o coração confiante. Deus nos fez a sua imagem e semelhança, mandou seu Filho para nos resgatar e, ainda, preparou um lugar junto dele no céu. Quanto amor! Como não amar?” Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como você entende a afirmação de Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas (...) eu vou preparar-vos um lugar”?
Quais são os medos que o/a perturba?
Como você quer se comprometer para estar nas moradas celestes? Que outras perguntas habitam seu coração neste momento?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração.
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Se desejar conclua com a oração a Jesus Mestre:

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois da saída de Judas do cenáculo para concretizar a traição, Jesus começa a instruir seus discípulos sobre vários conteúdos, especialmente sobre a comunhão com Deus Pai. O discurso de despedida é entrecortado por intervenções de alguns discípulos: Pedro, Tomé, Filipe e Judas Tadeu. Eles não devem se perturbar ou se entristecer, pois, na verdade, Jesus vai preparar um lugar para todos eles na casa do Pai.
A vida, as opções, a prática e o estilo de vida de Jesus revelam não apenas sua identidade como também a identidade do Pai. Respondendo à pergunta de Tomé, ele declara solenemente: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Deus guiou seu povo pelo caminho do deserto. Agora, seu Filho é o próprio Caminho de acesso ao Pai. Ele é também a expressão máxima da revelação da verdade de Deus. A Verdade liberta, gera vida. O povo dos discípulos e discípulas de Jesus é um povo em marcha. Está sempre no Caminho. Essa palavra de Jesus é um forte alento pascal para os discípulos cansados e abatidos por causa da experiência do Calvário. Ele está vivo!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.