Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/05/2020

7ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 19,1-8 Salmo: Sl 68(67) - Reinos da terra, cantai ao Senhor!
evangelho
No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo - Jo 16,29-33

Os seus discípulos disseram: “Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras. Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus!” Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração, nesta 7ª semana da Páscoa. A liturgia nos convida a celebrar e a participar dos ensinamentos do Senhor. Façamos o sinal da Cruz abrindo nosso ser ao Deus que mora em nós.

Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

Oremos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, destacando os verbos que surgem durante a narrativa, e reflita sobre a palavra que mais o(a) tocou. A partir de qual experiência os discípulos constatam que Jesus é verdadeiramente o enviado do Pai? Qual orientação Jesus deixa a eles?

“A Igreja pode ser definida como a santa sociedade dos pecadores. Ela é santa pelo seu fundador, ela é santa pelos sacramentos, ela é santa pela Palavra. Nós também, numa dimensão pequena, fazemos parte da santidade da Igreja. Mas esta Igreja é pecadora, porque formada por nós, pecadores. A fragilidade dos discípulos ficou clara na prisão e morte de Jesus. Mesmo assim, Jesus continua a amá-los e confia neles. Ele será sua força quando as aflições se tornarem gigantescas. Aí é a hora de Deus, que nunca abandona os seus. E como resposta às perseguições, ele dará aos discípulos a Paz. E com a Paz, a tranquilidade: ele é o Senhor da História e garante: “Eu venci o mundo!”. Até a consumação final, a luta continua.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releio o Evangelho e permito que a Palavra toque meu coração e escuto o que Deus tem a me dizer. O Senhor nos acolhe mesmo com nossas fragilidades, e nos faz olhar de modo novo para a vida. Ele se põe ao nosso lado, mas quer que façamos também a nossa parte. "Tende coragem! Eu venci o mundo".


Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de sabedoria divina, especialmente em momentos de crises e dúvidas. Rezo com confiança, sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)

É preciso vigilância e uma decisão constante para viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao que o Mestre Jesus ensinou?

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nesta semana nos preparamos para a festa de Pentecostes. Que desça sobre nós a força do Espírito Santo para podermos conhecer fielmente a vontade de Deus e dar testemunho dela com a prática das boas obras. Os discípulos se dispersaram e Jesus aparentemente ficou só. Aparentemente, porque o Pai estava com ele. Jesus compreende a fraqueza dos seus discípulos e os anima: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”. Estas palavras permitem-nos partir cheios da coragem que o Espírito Santo concedeu aos apóstolos, levando-os a anunciar Jesus Cristo. Impelidos pelo Espírito que é o amor, coloquemos com coragem e de boa vontade todos os nossos dons e nossas qualidades a serviço de Cristo e de seu Evangelho, aos outros. E com o Papa Francisco acrescentamos: “A vida cristã é uma luta permanente. Requer-se força e coragem para resistir às tentações do demônio e anunciar o Evangelho. Esta luta é magnífica, porque nos permite cantar vitória todas as vezes que o Senhor triunfa na nossa vida”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.