Fundo
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/09/2022

26ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Jó 9,1-12.14-16 Salmo: Sl 88(87) - Senhor, presta atenção ao meu lamento.
evangelho
O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça - Lc 9,57-62

Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No seguimento de Cristo há exigências radicais. Segui-lo significa deixar nossas seguranças, pois a fidelidade a ele exige nosso despojamento.


Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho observe o que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é a postura de Jesus diante das reações adversas? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?

Evangelho: Lc 9,57-62 Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.

“Toda evangelização é uma convocação para seguirmos Jesus. Muita coisa pode nos impedir de responder a esse convite e seguir o Mestre com fidelidade. O Evangelho de hoje apresenta três exigências: não segui-lo com interesses econômicos (O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça); não adiar o seguimento para depois da aposentadoria ou quando for dispensado de outras responsabilidades (depois da morte do pai); não ficar preso ao passado (despedir-se da família). O seguimento de Jesus significa ruptura para um novo momento, levando-nos a exprimir de uma nova forma os próprios compromissos profissionais, a integração no grupo social e os laços de família.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Vimos: um homem que se dispõe seguir Jesus por própria iniciativa; outro que não aceita logo o chamado e se justifica; o terceiro quer apenas despedir-se da família. Com qual desses homens você se identifica?
Qual sua resposta ao chamado?

Oração (Vida)

Faça a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus vem nos lembrar que as "raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Em qual das exigências para o seguimento de Jesus você quer trabalhar neste dia?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A linguagem é hiperbólica. O Filho do Homem não ter lugar onde reclinar a cabeça parece exagero. Não enterrar o pai é outro exagero (cf. livro de Tobias). Mas o que Lucas quer salientar é a radicalidade do seguimento. Com a linguagem hiperbólica se consegue dar um choque em comunidades que deixaram esfriar seu zelo religioso. Alguém que adere a Jesus deve deixar para trás todas as seguranças. Aliás, não apenas seus bens, mas suas convicções pessoais. Isso talvez seja, para ele, mais difícil do que não ter um teto. O verdadeiro discípulo deve superar as relações familiares, como o próprio Jesus fez em relação a sua família carnal (Mt 12,46-50). Mas isso, para as pessoas vindas do judaísmo, era extremamente difícil. Assim sendo, as respostas do evangelho expressam mais a situação das pessoas que nos tempos de Lucas queriam seguir Jesus, mas não conseguiam superar as amarras do AT ou mesmo da cultura helênica. Também hoje, quem se propõe a seguir o evangelho encontra muitos obstáculos. Quem não se dispõe a uma conversão radical ante os valores do Reino, não tem como entrar nele.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.