Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/02/2022

7ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Tg 5,9-12 Salmo: Sl 103(102) - O Senhor é misericordioso e compassivo.
evangelho
O que Deus uniu o homem não separe! - Mc 10,1-12

Jesus se pôs a caminho e foi dali para a região da Judeia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.


Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos convida a meditarmos sobre o amor indissolúvel e sobre a dignidade do matrimônio e da família.

Evangelho: Mc 10,1-12 Jesus se pôs a caminho e foi dali para a região da Judeia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também”.

“De certo modo, Jesus agia também como um mestre, rodeado de discípulos, respondendo às suas questões, como o faziam os mestres da Lei. Em um desses ensinamentos, Jesus foi perguntado sobre o divórcio. Moisés tinha permitido que o homem, caso se desgostasse da mulher, escrevesse uma ata de divórcio e a mandasse embora. Jesus explicou que esse preceito fora forçado pela dureza do coração das pessoas. Ele, então, retomou o projeto original de Deus: homem e mulher unidos, já não sendo mais dois, mas uma só unidade. E acrescentou: “O que Deus uniu, o homem não separe”. O matrimônio é um projeto de Deus. As leis humanas servem para protegê-lo dentro da sociedade. No projeto de Deus, ele é indissolúvel.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual mensagem o evangelista Marcos quer transmitir? Medite o texto e reflita sobre as palavras que tocarem seu coração.
Jesus deixa claro que o tempo da “dureza do coração” acabou, agora é o tempo novo, o tempo do amor verdadeiro. E o amor verdadeiro é indissolúvel.
Em que tempo está o meu coração?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, tendo compreendido o que o Evangelho diz, apresente a Deus suas orações e seus pedidos.
Oração pela Família

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Lei permitia o divórcio (Dt 24,1ss), mas Jesus vai além da Lei. A Lei fora criada porque as pessoas não levavam a sério o plano originário de Deus. Quem é fiel à intenção original de Deus (Gn 1,27; 2,24), não precisa dessa Lei. Nos tempos do Novo Testamento, havia escolas de interpretação. Uma era liberal e a outra, conservadora. Ambas permitiam o divórcio, sempre a partir dos interesses dos homens. As mulheres viravam vítimas dessas interpretações rabínicas. Jesus não se guia pela Lei, mas pelo projeto de Deus, que os criou à sua imagem e os designou para formarem uma só carne. Na sua compreensão, o matrimônio se inscreve na relação de Deus com o povo da aliança. Portanto, antes de ser uma lei, é uma relação de amor que reflete Deus, que está acima da Lei.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.