Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/09/2022

Natividade de Nossa Senhora, festa - Ano C - Branca
1ª Leitura: Mq 5,1-4a ou Rm 8,28-30 Salmo: Sl 71(70); 13(12) - O Senhor é a minha grande alegria. Evangelho Opcional: Mt 1,18-23 (forma breve)
evangelho
O que nela foi gerado vem do Espírito - Mt 1,1-16.18-23

Lista dos antepassados de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas depois que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Festa da Natividade de Nossa Senhora. “Celebremos com alegria o nascimento da Virgem Maria: por ela nos veio o Sol da justiça, o Cristo, nosso Deus.”
O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, hoje nos apresenta o anúncio do seu nascimento. José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo. Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.


Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe o diálogo entre os personagens neste Evangelho. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a José?
Evangelho: Mt 1,1-16.18-23 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José pensou em despedi-la secretamente. Apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

“A missão de Maria foi muito especial. Ela foi o canal pelo qual o Filho de Deus entrou na história humana, como ser humano. A encarnação do Verbo começa com a concepção por obra do Espírito Santo no seio virginal de Maria, mas se prolonga em sua gestação, infância, adolescência e juventude ao lado dela e do pai adotivo. Deus tem uma mãe. Que mistério tão grande! Para uma missão tão grande, Deus preparou sua candidata: já a criou sem vínculo com o pecado original, do qual todos participamos por nossa condição humana. Hoje, festejamos a natividade de Maria, a data de seu nascimento, celebrando a escolha amorosa de Deus para a maternidade de seu Filho”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado (São Pedro Damião)?

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Eles encontram sintonia com a realidade que você vive hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus.
Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Abramos o coração, para receber durante este período difícil, abundantes graças e bênçãos divinas. A graça da bênção nos ilumine e nos leve a uma doação verdadeira e autêntica para atingir o ideal das metas familiares, profissionais, políticas e sociais.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Igreja não conhece as origens de Maria. O NT só fala dela a partir do momento em que foi escolhida como mãe de Jesus (Mt 1,18ss; Lc 1,26ss). Há textos apócrifos que citam sua família, mas não provam sua veracidade. Porém, devido ao papel que ela desempenha na encarnação de Jesus, na história e também na origem da Igreja (At 1,14), ela recebe as honras que o Magnificat lhe reserva (Lc 1,48b). Sem essa mulher, o Salvador não teria vindo ao mundo; por isso mesmo, venerar Maria é, em última análise, contemplar e celebrar a salvação da humanidade que se realizou pelo seu Filho. Como dito acima, ignora-se a data de seu nascimento. Por isso mesmo, celebra-se uma data aleatória. Assim como as datas exatas do Natal e da Páscoa são desconhecidas e nem por isso se deixa de celebrá-las, também a natividade de Maria é celebrada mesmo sem se saber o dia exato do seu nascimento. Ao celebrar o nascimento de Maria, a Igreja recorda o mistério salvífico da encarnação de Jesus, bem como a participação humana nesse mistério que se perpetua na história até o fim dos tempos. Fazer memória de Maria é contemplar a misericórdia de Deus, que mandou seu Filho ao mundo como Salvador.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.