Fundo
Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/09/2022

22ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Cor 4,1-5 Salmo: Sl 37(36) - A salvação dos justos vem do Senhor.
evangelho
O vinho novo arrebenta os odres velhos - Lc 5,33-39

Eles disseram-lhe: “Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, então, lhes disse: “Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles? Dias virão... – então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar”. Contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos”. E disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade e nos convidais a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.



Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres novos?

Evangelho: Lc 5,33-39 Eles disseram-lhe: “Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, então, lhes disse: “Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles? Dias virão... – então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar”. Contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos”. E disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”.

“O que Jesus estava trazendo por sua presença, sua palavra e suas ações era algo novo e renovador, que ele chamou de Reino de Deus. “Eis que faço novas todas as coisas.” Podemos pensar em um novo momento na história do povo de Deus. Não é um remendo de pano novo numa roupa velha, isto é, apenas uma reforma, um avivamento na vida religiosa do seu povo. Esta é a Boa Notícia, o Evangelho: Deus está pastoreando pessoalmente seu povo, reconciliando os pecadores, restaurando tudo em Cristo, como explicou São Paulo. E isso é uma roupa nova que veste o homem restaurado na Páscoa de Cristo. A religião cristã não é a repetição de antigos ritos. Ela anuncia e festeja a renovação de tudo em Cristo.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Reino de Deus que Jesus inaugura é uma vida nova que deve ser recebida com uma nova mentalidade. Como acolho a proposta de Jesus? Espero que ela se adapte aos meus projetos ou procuro sintonizar meu agir com a vontade de Deus? Permaneça em silêncio por alguns instantes.
Como eu renovo ideias e atitudes à luz da Palavra de Deus?

Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Da incoerência e da tristeza, livrai-me, Senhor! Seja essa a invocação consciente que elevamos a Deus neste dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João Batista ainda é do AT, tempo de preparação e de jejuns. Em Jesus já se realizam as bodas do NT (Jo 3,29ss). Não tem mais sentido se comportar como se ainda estivessem no AT. A presença do noivo requer festa (Mt 22,1ss; 25,1ss). A pergunta feita é um indicativo da crise de passagem do velho para a novidade trazida por Jesus. Alguns seguidores cristãos ainda praticavam os preceitos do judaísmo, com seus rigores. Para Jesus, a refeição feita com os pecadores (Lc 5,29ss) era mais importante do que um jejum estéril, pois acolhia os irmãos pecadores, o que o jejum não conseguia; antes, isolava ainda mais. A roupa nova e o novo vinho são figuras da novidade do Reino, que não pode ser costurado sobre o tecido do AT. Entrar no Reino requer total novidade e romper com o passado viciado dos fariseus. A roupa velha e os antigos odres são as tradições judaicas que não comportam a novidade do evangelho; por isso, quem opta por Jesus, deve romper com as antigas práticas que muitos cristãos, no tempo de Lucas, ainda observavam.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.