Fundo
Quinta-feira, 27 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/06/2024

Sagrado Coração de Jesus, Solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Os 11,1.3-4.8c-9 Salmo: (Sl)Is 12,2-9 - O Senhor é minha força e meu alegre canto. 2ª Leitura: Ef 3,8-12.14-19
evangelho
Olharão para aquele a quem transpassaram - Jo 19,31-37

Então os judeus, porque era o dia da preparação, para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado, pois aquele sábado era um grande dia, pediram a Pilatos que lhes fossem quebradas as pernas e retirados dali. Os soldados vieram e quebraram as pernas do primeiro e do outro, daqueles que tinham sido crucificados com ele. Chegando a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados feriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade para que também vós creiais. Essas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Não lhe será quebrado osso algum”. E ainda outra passagem da Escritura que diz: “Olharão para aquele a quem transpassaram”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nesta Leitura Orante queremos nos aproximar confiante do amigo, Jesus, do seu Coração Sagrado, fonte de amor sem fim.
Celebramos a festa do Coração que mais amou, do coração do qual brotou a nossa salvação, a vida em plenitude.
“Ó Deus todo-poderoso, alegrando-nos com a solenidade do Coração de vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”




Fique um momento em adoração ao Deus Amor que nos gerou e nos quer eternamente com Ele.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho com calma, quantas vezes julgar necessário. Depois, releia atentamente os versículos que mais chamaram sua atenção.
Evangelho: Jo 19,31-37 Então os judeus, porque era o dia da preparação, para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado, pois aquele sábado era um grande dia, pediram a Pilatos que lhes fossem quebradas as pernas e retirados dali. Os soldados vieram e quebraram as pernas do primeiro e do outro, daqueles que tinham sido crucificados com ele. Chegando a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados feriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade para que também vós creiais. Essas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Não lhe será quebrado osso algum”. E ainda outra passagem da Escritura que diz: “Olharão para aquele a quem transpassaram”.

“A melhor representação do coração de Jesus é o Senhor crucificado, como manifestação de seu imenso amor por nós. De seu lado transpassado jorram sangue e água, símbolos dos sacramentos da Igreja. Deles, como em uma fonte de água viva, todos podem beber com alegria. Do coração de Cristo nos chega a salvação e saem os melhores sentimentos de amor e compaixão. Na Bíblia, a referência ao coração aparece 853 vezes. A título de exemplo: Deus colocou a lei no nosso coração (Jr 31,3.33); o Faraó era de coração duro (Ex 7,14); Jesus é manso e humilde de coração (Mt 11,24-30). Como tudo seria diferente se houvesse na humanidade uma autêntica cultura do coração fecundando nossas atitudes de vida”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você?
Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.
Contemplar o Coração de Jesus é contemplar sua paixão, morte e ressurreição. Somente nele teremos a vida em plenitude.
Você crê que o Pai ressuscitou Jesus e todo aquele que crê em Jesus tem a vida eterna?
Quem vive em seu amor, progride em atitudes cristãs e torna-se adulto na fé.
Como você quer responder a este amor infinito?

Oração (Vida)

Em profundo colóquio com o Senhor, rezemos:
“Santíssimo Coração de Jesus, fonte de todas as bênçãos, te adoro, te amo.
E, com intensa dor pelos meus pecados, ofereço-vos este meu pobre coração.
Fazei-me humilde, paciente, puro e totalmente obediente à vossa vontade.
Fazei, bom Jesus, que eu viva em vós e para vós.
Protegei-me no meio do perigo; consolai-me em minhas aflições; dai-me saúde física, assistência em minhas necessidades temporais, vossas bênçãos em tudo o que faço e a graça de uma morte santa.
Dentro do vosso coração coloco todos os meus cuidados.
Em cada necessidade, deixai-me ir até vós com humilde confiança, dizendo: Coração de Jesus, ajudai-me. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplamos o amor incondicional de Jesus que a todos acolhe com compaixão e misericórdia. Como você quer concretizar sua resposta a esse amor incondicional?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Elevado na cruz, Jesus se entregou por nós com imenso amor. Seu lado foi aberto por uma lança e imediatamente correu sangue e água. Esse sangue e essa água são o símbolo dos sacramentos da Igreja. Deles, como em uma fonte de salvação, todos podem beber com alegria. As portas do Coração de Jesus foram abertas para acolher todas as pessoas que o procuram. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a expressão da fé dos fiéis na misericórdia de Deus. Na linguagem comum, o coração é a sede dos sentimentos, bons e maus. Do coração de Cristo, que entregou sua vida pela salvação do mundo, saem os melhores sentimentos de amor e compaixão. A referência ao Coração de Cristo como sede da misericórdia é antiga na Igreja. Santa Margarida Maria, que viu o Coração de Jesus, difundiu a devoção dando-lhe também o caráter de reparação. Jesus ama e não é amado. Seus devotos oferecem-lhe atos de reparação em nome daqueles que não o amam.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.