Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/01/2021

3ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 11,1-2.8-19 Salmo: (Sl)Lc 1,69-75 - Bendito seja o Senhor, Deus de Israel!
evangelho
Passemos para a outra margem! - Mc 4,35-41

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” O Evangelho nos convida a sair da margem do medo, da insegurança, e a ter fé em Jesus nos momentos de aflição.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, fortalece minha fé para que ela seja maior do que minhas aflições. Amém.” Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia atentamente o Evangelho de hoje e observe a cena narrada. Qual é a atitude dos discípulos? Onde Jesus estava? Quais os sentimentos dos discípulos? Qual é a atitude de Jesus? Quais os questionamentos de Jesus para os discípulos? Qual é a reação dos discípulos diante da atitude de Jesus?

“A noite, o mar e a tempestade compõem o quadro sombrio da travessia para a outra margem. O pequeno barco era sacudido e os discípulos haviam perdido o controle da situação. O naufrágio era uma possibilidade concreta. Jesus está dormindo na popa do barco, isto é, perto do leme. Com tranquilidade, ele determina que o vento cesse e as ondas se tranquilizem. Há outra questão, os discípulos ainda não têm clareza sobre a identidade de Jesus: quem é esse homem a quem até o vento e o mar obedecem? As noites tempestuosas podem acontecer em nossa vida, levando-nos a ter a impressão de que o Senhor está ausente, isto é, dorme. É a hora de acordá-lo e pedir que ele assuma o leme de nossa vida. A fé nos dará tranquilidade.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? O que provoca desespero e aflição em sua vida? Qual sua atitude diante das aflições? Em quais momentos você sente a ausência de Jesus? Você tem consciência da presença de Jesus conduzindo o barco da sua vida? Quem é Jesus para você?

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre
Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “não tenham medo! Eu estou com vocês!”. O que a palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No mar da Galileia, tudo parecia calmo, quando, de repente, surgiu uma tempestade. Os discípulos se agitam. Jesus permanece calmo e tranquilo. Tranquilo até demais. Ele dorme. Os discípulos reagem diante da tranquilidade de Jesus. Será que ele não se importa conosco e com o que está acontecendo? Deus não se importa comigo? Não podia me livrar dos problemas que enfrento cada dia? Por que permite esta tempestade? E aquelas outras na minha casa, no meu trabalho, nas minhas amizades? Essa é a vida de cada dia com suas surpresas e suas revoltas. “Coisas da vida”, diríamos. Jesus se levanta, se revela e provoca a fé dos discípulos. Ele está lá. Parecia ausente, mas está lá. O vento e o mar lhe obedecem. Você acredita nisso? Faça o teste, sem tentar a Deus. A fé é um dom de Deus presente na vida do discípulo que crê com serenidade. Feita a experiência, vem a pergunta: “Quem é este?”. Não era um copo d’água. Era tempestade. Mas aprenda a não fazer tempestade em copo d’água.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.