Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/02/2024

Santa Águeda, Virgem e mártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 1Rs 8,1-7.9-13 Salmo: Sl 132(131) - Levanta-te, Senhor, para o lugar do teu repouso.
evangelho
Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam mal - Mc 6,53-56

Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, a Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e suplicavam‑lhe que os deixasse tocar a orla de sua veste. Quantos a tocavam ficavam curados.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus não é apenas um Mestre que ensina um jeito novo de viver. Ele ensina e faz. Fala da misericórdia do Pai e cura as enfermidades, alivia as dores, deixa-se tocar, está entre nós com poder divino.


Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e se detenha nos personagens, nas atitudes e expectativas do povo que procura Jesus.

Evangelho: Mc 6,53-56 Tendo terminado a travessia, Jesus e os discípulos chegaram a terra, a Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e suplicavam-lhe que os deixasse tocar a orla de sua veste. Quantos a tocavam ficavam curados.

“A coerência e o poder de Jesus atraem as pessoas. Sua fama já se espalhara por toda parte. Ele é Deus de Deus e Luz da Luz. Dele emana a força daquele que criou toda a energia do universo. Os mais vulneráveis acorrem a ele, tocam-lhe as vestes em um gesto de fé e humildade. Aqueles que conviveram com Jesus fizeram essa magnífica experiência de poder tocá-lo, ainda que seja apenas em seu manto. Nós agora o vemos pela fé nos sacramentos, na concretude dos irmãos necessitados e na solidariedade fraterna. Podemos tocá-lo naquele que tem fome, tem sede, não tem onde morar, não tem o que vestir, está doente, é incompreendido, é perseguido. Podemos tocá-lo em cada vitória do bem sobre o mal.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.

Conclua com a oração do Pai-nosso

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Na redação dos textos bíblicos, os escritores sagrados de vez em quando fazem um pequeno resumo, aqui e ali, que chamamos de “sumários”. O texto de Marcos que lemos hoje é um desses sumários. O espaço costumeiro de Jesus e seus apóstolos é o lago de Genesaré, na Galileia. Isaías e Mateus se referem a ela como Galileia dos gentios ou das nações e caminho do mar. Simbolicamente é a porta da Casa de Israel para o mundo. Lá brilha a luz iluminando os povos que viviam na escuridão. De lá saem os apóstolos para levar a luz ao mundo. Aonde Jesus chegava era logo reconhecido e levavam a ele os doentes. Esse era o mundo de Jesus. Quem o procurava tinha fé e queria ao menos poder tocar na franja do seu manto. Hoje e sempre continuamos discutindo se o milagre existe ou é apenas uma ficção literária para mostrar o poder de Jesus e sua divindade, para mostrar a sua misericórdia com todos os que sofrem. De fato, Jesus sempre deu a entender que o que faz o milagre é a fé de quem pede. Aqueles que acreditam que Jesus é Deus e Homem verdadeiro, e conhecem sua predileção pelos humildes, continuem tocando na franja de seu manto e pedindo-lhe o que aos homens parece impossível. Os que não acreditam, não peçam, mas que alguém peça por eles. Bons amigos são intercessores.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.