Fundo
Sábado, 13 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/01/2020

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,22-28 Salmo: Sl 98(97) - Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
evangelho
Por que, então, batizas, se não és o Cristo? - Jo 1,19-28

Este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas para lhe perguntar: “Quem és tu?” Ele confessou e não negou; ele confessou: “Eu não sou o Cristo”. Perguntaram: “Quem és, então? Tu és Elias?” Respondeu: “Não sou”. – “Tu és o profeta?” – “Não”, respondeu ele. Perguntaram-lhe: “Quem és, afinal? Precisamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” Ele declarou: “Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor!’”, conforme disse o profeta Isaías. Eles tinham sido enviados da parte dos fariseus, e perguntaram a João: “Por que, então, batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?” João lhes respondeu: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália!” Isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com a Igreja, celebramos hoje São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno. Iniciemos a nossa oração, colocando-nos à disposição para ouvir e compreender o Evangelho.
Com humildade, peçamos a luz do Espírito Santo: “Ó Espírito Santo, ilumina-nos e santifica-nos. Vem sobre nós e enche nosso coração com o fogo do teu amor, para escutarmos a Palavra do Pai com o ouvido e o coração atentos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!” Cantar ou rezar interiorizando o seu ser:
Ó LUZ DO SENHOR, QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER, PERMANECE EM MIM.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Eu sou uma voz de quem grita no deserto...” Leia o Evangelho de hoje com bastante calma e atenção e procure compreendê-lo. Qual é o motivo do interrogatório feito a João Batista? Qual é a problemática apresentada no texto?
"João é o grande profeta, com um pé no Antigo e outro no Novo Testamento. Não se trata de um dos profetas, mas o Profeta, aquele prometido por Moisés no Deuteronômio. Enquanto Jesus é a Palavra que se fez carne, João é a voz que clama no deserto, dando testemunho de Jesus. É a primeira vez que que aparece o termo judeus neste Evangelho. Quase sempre este termo se refere às autoridades religiosas judaicas. Sacerdotes e levitas estavam ligados ao Templo de Jerusalém. Não existe aqui, por parte dos judeus, o desejo de conhecer a Verdade, apenas um conhecimento racional. Os evangelizadores, à semelhança de João, devem colocar-se apenas como referência e apontar aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida."(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, leia o Evangelho novamente e abra-se à escuta do Senhor. Não perca de vista o que Ele quer lhe dizer por meio da Palavra. Qual palavra mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?
Como são meus caminhos? Estou na estrada de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se neste momento em oração, recordando o Evangelho lido. A partir da Palavra, apresente ao Senhor as suas necessidades e a oração que nasceu em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) convida a viver? Determine em seu coração atitudes de integridade como foi João Batista. Como ser verdadeiro(a) com minhas palavras e ações? Permitir que o SENHOR cresça com minhas palavras e atitudes.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus acaba de nascer. A liturgia toma o testemunho de João Batista para nos dizer quem é esse menino. O testemunho é inicialmente negativo: João não é o Messias prometido. Em seguida, o testemunho começa a se abrir: “Ele está entre vocês e vocês não o conhecem, ele vem depois de mim, eu não sou digno de desatar as correias das sandálias dele”. João afirma que o menino que acaba de nascer é superior a ele. O testemunho é dado às autoridades religiosas, da época e de hoje. Tais autoridades têm que saber que não são dignas de desatar as correias das sandálias de Jesus. Entre vocês está alguém que não conhecem. Onde está e quem é? Jesus inicia sua caminhada terrestre de forma oculta e humilde. É uma criança, em tudo dependente, mas presente. Modelo único para os seus seguidores.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.