Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/02/2024

6ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Tg 1,1-11 Salmo: Sl 119(118) - Venha a mim tua misericórdia para eu reviver.
evangelho
Por que esta geração busca um sinal? Amém, eu vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração - Mc 8,11-13

E saíram os fariseus e começaram a disputar com ele, exigindo dele um sinal do céu, colocando‑o à prova. Tendo suspirado em seu espírito, disse: “Por que esta geração busca um sinal? Amém, eu vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração”. Ele os deixou e embarcou novamente, indo para a outra margem.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A multidão reconhece que Jesus “tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”, mas os fariseus ainda querem outros sinais...,
Peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.




Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Exigir sinais do Filho de Deus é quere colocá-lo à prova humana.

Evangelho: Mc 8,11-13 E saíram os fariseus e começaram a disputar com Jesus, exigindo dele um sinal do céu, colocando-o à prova. Tendo suspirado em seu espírito, disse: “Por que esta geração busca um sinal? Amém, eu vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração”. Ele os deixou e embarcou novamente, indo para a outra margem

“O povo de Israel esperava ardentemente pelo Messias prometido por Deus. Mas os fariseus, exigentes no tocante às leis de Moisés, não veem sinal de Deus na ação libertadora de Jesus. Para provocá-lo, pedem um sinal do céu: algo estrondoso, tão espetacular que seduzisse a todos por seu aparato. Mas Jesus não fará nenhum espetáculo para induzi-los a crer nele. Indignado com a mentalidade dos fariseus, responde que não fará outro sinal senão curar doentes, afastar o espírito maligno, acolher os excluídos, perdoar os pecadores, alimentar os famintos, libertar o ser humano etc. A fé que Deus quer tem raiz no compromisso com o bem da pessoa, e não com ações mirabolantes.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os fariseus não eram sinceros quando pediam milagres a Jesus. Eles pediam com o coração fechado, não queriam mudar sua mentalidade intransigente com as fragilidades humanas.
Acostumados a acreditar no que vemos, podemos cair no pecado dos fariseus. A ação misericordiosa de Jesus para com o ser humano é, para os que creem, o Sinal de que Ele é o Filho de Deus.
Avalie sua conduta no espelho deste breve relato.

Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Inspirado/a pelos ensinamentos do Senhor, como você gostaria de passar este dia?
Ver na realidade do cotidiano os sinais da presença de Deus através de tanta ação solidária, pode ser uma sugestão prática.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Fariseus discutem com Jesus e o provocam pedindo um sinal do céu. Jesus responde que nenhum sinal lhes será dado e vai embora. Mateus e Lucas se estendem mais e falam do sinal de Jonas, o único que será dado. Aqui em Marcos não haverá nenhum sinal. Os fariseus pediram um sinal do céu, não porque estivessem verdadeiramente interessados em algum sinal, mas para provocar Jesus ou para testá-lo. O que seria um sinal do céu? Em São Mateus, Jesus menciona os sinais da atmosfera, que indicam chuva, calor, tempo bom, tempo ruim. Nesse sentido, o sinal do céu é também um sinal da terra, que as pessoas sabem interpretar. O sinal do céu pode também ser entendido em oposição ao sinal da terra. Neste caso, o sinal do céu se refere a coisas sobrenaturais e a fenômenos extraterrestres. O sinal da terra, ao contrário, diz respeito aos acontecimentos da nossa vida, da vida humana. Revoada de anjos, sacrário brilhando seriam sinais do céu. A cura de um leproso é sinal da terra. O da terra não me interessa porque pode me comprometer. Prefiro o do céu, mais espetacular, que não exige nenhum compromisso da minha parte. Em São Lucas, quando acusam Jesus de expulsar demônios com o poder de Beelzebu, ele acabava de curar um homem que estava possuído por um demônio mudo. O homem era mudo e começou a falar de forma normal. Diante do fato, houve três reações: alguns se admiraram, outros se opuseram e os alienados pediram um sinal do céu.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.