Fundo
Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/04/2022

Oitava da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 3,11-26 Salmo: Sl 8 - Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso teu nome em toda a terra!
evangelho
Por que tendes dúvidas no coração? - Lc 24,35-48

Então os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: “São estas as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e disse-lhes: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Os discípulos estão reunidos e o Senhor aparece no meio deles e lhes diz: “A paz esteja convosco!”. “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?”
Perceba e creia que o Senhor está dizendo estas palavras para você, ao seu coração. Deixe Ele abrir sua mente, seu conhecimento e fortalecer sua fé.

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos neste diálogo do caminho. Observe como está o emocional dos discípulos e o que Jesus lhes fala.
No final, o que Jesus pede aos discípulos?
São coisas impossíveis?
Observe.
Evangelho: Lc 24,35-48 Então os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: “São estas as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e disse-lhes: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas”.

“Os dois discípulos de Emaús voltaram à comunidade de Jerusalém com a boa notícia de terem reconhecido o Ressuscitado ao partir o pão. Na comunidade, o próprio Jesus se apresentou desejando-lhes a paz. Mostrou-lhes as mãos e os pés, marcados pela paixão, para que tivessem certeza de que era ele mesmo. Para tirar qualquer dúvida, comeu peixe assado na frente de todos. A comunidade cristã é lugar da memória viva das palavras e dos gestos do Senhor. É assim que nasceram os Evangelhos. Ela é portadora do testemunho sobre Jesus Ressuscitado ao mundo. Nos sacramentos, celebramos o mistério de sua Páscoa: morte e ressurreição. Neles, age o Espírito Santo, dom do ressuscitado, santificando seu povo”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu e você, os discípulos sentem medo, espanto e incerteza. E o Mestre vem ao seu encontro. O mesmo Ele faz, hoje, conosco se estivermos atentos à sua presença.
Deixo-me ajudar para compreender melhor o caminho da fé?
Quem são meus mestres, minhas leituras, minhas conversas sobre os acontecimentos da história e da vida?
O que leio, vejo e escuto, nas relações e através das mídias, fortalece minha intimidade com Deus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quando a Igreja se reúne, o Ressuscitado se faz presente, como ele mesmo disse: “Onde dois ou três se reunirem em meu nome…” (Mt 18,20). Ele é real. Embora seu corpo seja glorificado, ele não é outro, nem fantasma. O Ressuscitado é o mesmo, por isso mostra as mãos e os pés com os ferimentos dos pregos, come peixe. Lucas, assim, ensina que a ressurreição não se enquadra em alguns conceitos filosóficos gregos que não valorizavam a matéria e, devido a isso, separavam corpo e espírito. Acreditavam na sobrevivência da alma, mas não na ressurreição do corpo. Agora, a partir das Escrituras, a Igreja deve testemunhar para o mundo inteiro o nome de Jesus. Ela deve compreender Cristo profundamente, desde Moisés e os profetas até o NT. Jesus, então, abre a inteligência da Igreja. Em Jesus, todo o AT adquire seu verdadeiro sentido (2Cor 3,11-16). Resumindo: Jesus Ressuscitado só é compreendido à luz das Escrituras, das palavras dele e do testemunho da Igreja.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.