Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/04/2021

Vigília Pascal - Ano B - Branca
1ª Leitura: Gn 1,1-2,2, Ex 14,15-15,1, Is 55,1-11 Salmo: Sl 118(117) - Celebrai o Senhor porque ele é bom. 2ª Leitura: Rm 6,3-11
evangelho
Procurais Jesus, o Nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! - Mc 16,1-7

Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, foram ao túmulo. Elas comentavam entre si: “Quem vai remover para nós a pedra da entrada do túmulo?” Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, perceberam que a pedra já tinha sido removida. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Procurais Jesus, o Nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram! Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro: ‘Ele vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis, como ele vos disse!’”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Sábado Santo- Vigília Pascal- Aquele que nos amou até o fim, agora está coroado de glória, pois o Pai agradou-se com tudo o que Ele fez. Nesta noite santa, noite de luz que dissipa as trevas, ressoa por toda a terra e em cada coração a certeza de que a vida vence a morte.


Ó Deus, que iluminais esta noite com a glória da ressurreição do Senhor, despertai na vossa igreja o espírito filial, para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e identifique quem é que vai por primeiro ao sepulcro para um gesto de amor e gratidão. O que elas comentavam no caminho? Por quem são surpreendidas ao chegar no local do sepultamento?

Evangelho: Mc 16,1-7 Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, foram ao túmulo. Elas comentavam entre si: “Quem vai remover para nós a pedra da entrada do túmulo?” Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, perceberam que a pedra tinha sido removida. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! […]: ‘Ele vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis, como ele vos disse!’”

“Para quem ama, nada parece impossível. As mulheres, que foram as últimas a deixar o calvário, são as primeiras que chegam ao túmulo. Sua determinação é maior do que a pesada pedra da entrada do túmulo. O Pai, mais uma vez, nos surpreende e remove qualquer dificuldade. Mais: nos exorta a não ter medo. A cruz não foi a última palavra. Jesus retorna à comunidade dos seus. Ele – porque vive para sempre – é nosso conterrâneo, caminha conosco, ou melhor, caminha à nossa frente. Ele é nosso futuro. A Galileia significa o lugar para onde caminhamos. Em que pesem as dificuldades, sabemos que lá o veremos. E com ele começamos uma nova história. É o reino da Verdade, da Vida, do Amor, da Justiça e da Paz.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Não vos assusteis! Vós procurais entre os mortos aquele que foi crucificado? Ele não está aqui. Ele ressuscitou. Ide, dizei aos seus discípulos e a Pedro que Ele vos precederá na Galileia. Lá o vereis...” Onde eu procuro o Cristo Ressuscitado? Qual é minha Galileia onde Ele vai se manifestar? Com que sentimentos e gestos anunciou que Ele está vivo?

Oração (Vida)

Renovar a fé recebida no Batismo Cristão: “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus fortificou sua fé? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Abencoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Levai a todos a Paz e a alegria do Senhor ressuscitado. Ide, como as mulheres anunciar que Ele está vivo.

Ir. Carmen Maria Pulga

Esta é a noite na qual Jesus passou da morte para a vida. Vigília de todas as vigílias. Ansiosos por boas notícias, deveríamos estar todos juntos aguardando o alegre anúncio de que Cristo ressuscitou. “Cristo ressuscitou, ressuscitou de verdade”. Com estas palavras, nossos irmãos do Oriente se saúdam durante o Tempo Pascal. Não há notícia mais prazerosa do que ouvir que a vida venceu a morte. Esta é a noite da alegria verdadeira, noite que lava todo crime, liberta o pecador, dissipa o ódio, dobra os poderosos e enche de luz e paz os corações. Somente a noite soube a que horas Jesus ressurgiu dos mortos, por isso dela se diz que “a noite será luz para o meu dia”. O círio pascal que hoje se acende e permanece aceso nas celebrações do Tempo Pascal recorda-nos que nos chamamos “iluminados”, nós que caminhamos à luz do Ressuscitado. Brote de nós uma luz que ilumine os caminhos da vida de quem se sente imerso nas trevas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.