Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/01/2020

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 3,22 – 4,6 Salmo: Sl 2 - Eu te darei por tua herança os povos todos.
evangelho
Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia - Mt 4,12-17.23-25

Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galileia, entregue às nações pagãs! O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo. Sua fama também se espalhou por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, sofrendo de diversas enfermidades e tormentos: possessos, epiléticos e paralíticos. E ele os curava. Grandes multidões o acompanhavam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e da região do outro lado do Jordão.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloco-me na presença de Deus e abro meu coração para entender sua Palavra e rezo pedindo as luzes do Espírito Santo e deixo-me conduzir pelo Senhor. Rezo: “Senhor Jesus Cristo, envia como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele me conceda vida e me ensine a plenitude da verdade. Que nele encontre a salvação, felicidade e a plenitude do amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? De que modo é possível interpretar a frase: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”?
"Jesus inicia sua missão usando a mesma linguagem de João Batista, sem associar sua proclamação a nenhum tipo de batismo ou rito especial, nem julgamento condenatório. Sua presença é sinal de libertação. Ele é a Boa-Nova, sobretudo, para os mais humildes e sofredores. Na ótica do Antigo Testamento, em grande parte assumida por João Batista, o Messias viria para julgar, condenar e limpar a eira. Em lugar da mão ameaçadora, uma mão que acaricia, sobretudo, àqueles que, na ótica legal, eram julgados os mais impuros e indignos. Veio combater a doença e os espíritos maus. Seu anúncio é a de um tempo novo, livre de enfermidades que limitavam a vida. Ele anuncia a vida plena e a salvação; não veio condenar, mas salvar.“ (Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Qual palavra mais encontrou sintonia com sua vida? Qual convite o texto lhe faz hoje? De que forma o testemunho de João Batista o(a) tem ajudado na vivência da sua fé?

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos ela despertou em seu coração? Que compromisso você deseja concretizar em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus recém-nascido se manifestou a todos os povos na festa da Epifania, quando foi visitado pelos Magos do Oriente. A próxima grande manifestação se dará no seu Batismo, no início do seu ministério público. Nesta semana faremos com Jesus de Nazaré a longa caminhada de trinta anos. O que o Evangelho da semana nos dirá sobre esta pessoa que vive como nós a vida de cada dia? Hoje ele está mudando de casa, de Nazaré para Cafarnaum, a fim de iluminar a vida de um povo massacrado e sofrido. E diz uma palavra forte: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. A presença de Jesus no meio de um povo que vive nas trevas é o Reino de Deus que está chegando. Mude os rumos de sua vida e deixe a luz do céu entrar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.