Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/02/2025

Santa Escolástica - Ano C - Branca
1ª Leitura: Gn 1,1-19 Salmo: Sl 103(104) - O Senhor se alegra com suas obras.
evangelho
Quantos o tocavam ficavam curados. - Mc 6,53-56

Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, em Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam acometidos por algum mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar a orla de seu manto. Quantos o tocavam ficavam curados.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Vivendo entre nós, o Senhor Jesus teve contato direto com toda a realidade humana e não foi indiferente a ele e ao povo necessitado e sofredor.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são os sentimentos de Jesus? E como é sua ação?

Evangelho: Mc 6,53-56 Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, em Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam acometidos por algum mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar a orla de seu manto. Quantos o tocavam ficavam curados.

“Tocar no Senhor é um desejo de quem tem fé e quer imensamente por um encontro profundo com Deus. Mas o texto traz um detalhe: as pessoas que ansiavam tocar Jesus eram trazidas por alguém, não vinham sós, porque sofriam de alguma enfermidade. Muitas vezes desejamos encontrar Deus, mas nos sentimos incapazes, porque os nossos males nos desanimam e causam a sensação de indignidade e distância inatingível. Talvez ele esteja esperando a nossa iniciativa de pedir ajuda a alguém que possa nos acompanhar. E o contrário também vale: se sentimos a proximidade do Senhor, podemos conduzir para perto dele muita gente que precisa e que quer ser curada de inúmeros males.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido das palavras: “Quantos o tocavam ficavam curados.”
Como você se deixa tocar por Jesus?
O quê, e quem você traz quando procura Jesus?
Como você enfrenta a doença, o sofrimento?
Você costuma pedir ajuda com orações e, também, reza por quem lhe pede essa ajuda?

Oração (Vida)

Peçamos ao Senhor a saúde do corpo, mas também e sobretudo a saúde da alma. E, bem conscientes de que a doença pode sempre nos alcançar, pois faz parte de nossa condição humana, imploremos a graça de saber enfrentá-la com sabedoria, força, serenidade e muita fé.
Se desejar conclua com esta prece:
Oração: "Senhor, eu reconheço minha impotência e te peço agora: dá-me a força do teu Espírito, para que eu possa vencer toda a fraqueza, espiritual e física. Liberta-me de todos os laços que me prendem ao mal ou ao negativismo, para que eu caminhe em santidade e possa contemplar, um dia, a tua face terna e compassiva.
Senhor Jesus, tem piedade de mim, cura todas minhas enfermidades! Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Marcos apresenta mais um resumo das atividades de Jesus. Depois da perigosa travessia em meio às ondas agitadas do mar, eles aportam em terra firme. O lago de Genesaré, conhecido também como mar de Tiberíades ou da Galileia, é palco do chamado dos primeiros discípulos, da pregação e dos gestos milagrosos de Jesus. Pouco a pouco as regiões em torno do lago vão conhecendo a fama do jovem de Nazaré que prega com autoridade e realiza milagres. A multidão é atraída de vários lugares e milhares de pessoas vão ao seu encontro. Além do descaso dos líderes religiosos, deixando-as como “ovelhas sem pastor”, todo o sistema opressor do império romano ocasiona grande miséria e vulnerabilidade ao povo. Muitos são os doentes, os famintos, as prostitutas, os endividados; gente que sofre e espera alguma salvação. O número é tão grande que muitos se contentam apenas em tocar as vestes do Senhor para ser curados. A súplica do povo é atendida. O toque misericordioso do Cristo é sinal de que Deus não esqueceu, principalmente, dos necessitados.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.