Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/10/2023

Santos Anjos da Guarda - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ex 23,20-23 Salmo: Sl 91(90) - Porque ordenará seus mensageiros a teu respeito.
evangelho
Quem é, então, o maior no Reino dos céus? - Mt 18,1-5.10

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é, então, o maior no Reino dos Céus?” Ele, chamando uma criança para perto de si, colocou-a no meio deles e disse: “Amém, eu vos digo: se não mudardes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no Reino dos Céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus; e aquele que acolher uma criança como esta em meu nome, a mim acolhe”. “Cuidado para não mostrar desprezo a um destes pequenos! Eu vos digo que seus anjos, nos céus, continuamente veem o rosto de meu Pai, que está nos céus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, em união com toda a Igreja peregrina, veneramos os Santos Anjos da Guarda, e agradecemos ao Senhor que, enquanto caminhamos neste mundo, se põe ao nosso lado, nos guarda e protege.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.




“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje traz uma discussão entre os discípulos sobre “quem é o maior no Reino dos Céus”. O que Jesus responde a eles? Que exemplo Jesus dá? Faça a leitura do texto bíblico com calma, quantas vezes julgar necessário, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e identifique os temas que Jesus levanta com seus ensinamentos.

Evangelho: Mt 18,1-5.10 Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é, então, o maior no Reino dos Céus?” Ele, chamando uma criança para perto de si, colocou-a no meio deles e disse: “Amém, eu vos digo: se não mudardes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no Reino dos Céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus; e aquele que acolher uma criança como esta em meu nome, a mim acolhe”. “Cuidado para não mostrar desprezo a um destes pequenos! Eu vos digo que seus anjos, nos céus, continuamente veem o rosto de meu Pai, que está nos céus.”

“A relação com o poder é algo que acompanha os dias da humanidade. Jesus, conhecedor como ninguém da essência humana, sabia da silenciosa disputa entre os apóstolos. Por isso, não utiliza muitas palavras, mas coloca no centro das atenções uma criança. Ter um coração de criança é condição para participar do Reino de Deus. O segredo está na humildade, que dignifica o ser humano e promove relações de respeito e de amor, apesar das diferenças. Quantos ganhos a humildade favorece, permitindo a circulação e a concretização da fraternidade universal. O poder ofusca o ser humano, a ponto de levá-lo à ilusão. O segredo é olhar para Jesus e seguir seus passos, pois ele é manso e humilde de coração.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho fala para você hoje? Qual versículo mais marcou seu coração? Se você ainda não conseguiu identificar o que o Senhor quer dizer-lhe, leia novamente o texto, procurando ouvi-lo, e faça a sua meditação.
O que você entende por “tornar-se criança para o Reino dos céus”?
Estar do lado dos “pequenos” é tornar-se servidor do Reino. Viver a vida de fé significa continuar no trabalho de evangelização, cheios de confiança e praticando o bem como servos e servidores.

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelas crianças.
Reze a oração do Anjo da Guarda com aquela mesma confiança que rezou na iniciação de sua fé.

Oração da Missa de hoje:
Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

“Os seus anjos estão sempre na presença do Pai”. Neste dia seja agradecido/a ao seu Anjo da Guarda. Procure também ser ‘anjo de Deus’, isto é, mensageiro em suas atitudes de bem.

Bênção

“Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos; nos momentos de aflição e nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual. Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis e dos espíritos tentadores. Meu santo anjo da guarda, protegei-me.”

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus inicia o Discurso sobre a Igreja, cujo tema é: a atenção aos pequenos e desgarrados; o valor do perdão e da oração. Os discípulos ainda não compreenderam muita coisa. Estão discutindo sobre quem é o maior no grupo de Jesus. Certamente, formaram-se partidos e houve divisão. Eles continuam com a lógica da riqueza, da profissão, do prestígio e do poder. Jesus toma uma criança como exemplo e a põe no centro. O termo grego paidíon significa “criança”, mas também significa “criado”, “servo”. Aqui está o verdadeiro sentido do texto: é preciso tornar-se pequeno e servidor no Reino de Deus, viver a insegurança e o desprestígio daqueles que não têm poder. Melhor: daqueles que acolhem a lógica do poder que provém da cruz. Contudo, quem acolhe essa insegurança do Reino, em quem deposita sua fortaleza? Jesus, então, aponta para a permanente proteção de Deus por meio dos anjos, aqueles que chamamos de “anjos da guarda”. Nenhum pobre ou pequenino deve ser desprezado, nenhum daqueles que se tornam menores pode ser excluído, pois Deus se revela como seu protetor. Os anjos estão dia e noite intercedendo por cada um de nós junto ao Pai.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.