Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/09/2023

25ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ag 1,1-8 Salmo: Sl 149 - Louvai-o com pandeiro e dança.
evangelho
Quem é este de quem ouço tais coisas? - Lc 9,7-9

O tetrarca Herodes ouviu tudo o que acontecia e ficou confuso, porque alguns diziam: “João foi ressuscitado dos mortos”; outros: “Elias apareceu”; e outros ainda: “Um dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Herodes disse: “A João, eu mandei decapitar! Quem é este de quem ouço tais coisas?” E procurava vê-lo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

De quais acontecimentos Herodes teria ouvido falar? Por que Herodes identifica Jesus com João Batista? Qual é a relação entre eles? Quem é João Batista? Qual é o motivo da morte de João Batista?

Evangelho: Lc 9,7-9 O tetrarca Herodes ouviu tudo o que acontecia e ficou confuso, porque alguns diziam: “João foi ressuscitado dos mortos”; outros: “Elias apareceu”; e outros ainda: “Um dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Herodes disse: “A João, eu mandei decapitar! Quem é este de quem ouço tais coisas?” E procurava vê-lo.

“Diante de Jesus ninguém fica indiferente. É interessante observar o quanto já foi dito e escrito sobre Jesus e ainda falta muito a ser revelado. As escavações na Terra Santa não cessam, pois, o desejo de encontrar vestígios da vida e da personalidade de Jesus é inquietante. Herodes, com toda sua pompa e poder, acaba tendo dúvidas quanto ao homem Jesus de Nazaré. Mesmo tomado de restrições, procura ver Jesus. Realmente, diante dele é impossível ficar sem nenhuma reação ou deixar que fique à margem das buscas humanas. Jesus é a resposta que não envelhece, o vigor que desconhece a fraqueza, o amor que continua sendo amado e a esperança que tudo renova. Que bom recebê-lo na Palavra e na Eucaristia!”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Herodes ficou curioso com a verdade e autoridade de Jesus. Ele havia mandado degolar João Batista e, agora, a presença de Jesus o incomoda.
Com que disposições eu acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Alguma atitude minha ainda me incomoda quando estou coração a coração com Jesus?
Qual atitude o texto me convida a viver hoje?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

Contemplação (Vida e Missão)

O Reino de Deus está presente entre nós. Mas, é preciso descobri-lo. Atitude que exige vontade e abertura de mente e de coração.
Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Herodes Antipas, filho de Herodes Magno, era tetrarca da Galileia e da Pereia. Ele havia mandado degolar João Batista, pois o profeta ousara questionar seu relacionamento com Herodíades, ex-esposa de seu irmão Filipe. O texto da liturgia de hoje é inserido entre o envio dos Doze e o retorno da missão. Herodes está cheio de perguntas: quem é esse Jesus? Quem são esses seus discípulos? Em que consiste essa missão? Quem é esse que está agitando as massas? Será que oferece algum perigo ao seu governo ou ao Império Romano? As pessoas dizem muitas coisas sobre Jesus: é João Batista que ressuscitou; é Elias que apareceu; é um dos profetas antigos ressuscitado. O fato é que ninguém consegue apreendê-lo. Somente a proximidade, o discipulado e o amor podem gerar algum tipo de conhecimento de Jesus. Qual é o sentimento que está por trás do interesse de Herodes? Ele aparenta ser um crítico de Jesus: posiciona-se não muito perto, para evitar laços, nem muito longe, para ter algum controle sobre a situação. A frase final é enigmática: “E procurava ver Jesus”. De fato, esse encontro acontecerá, mas somente no processo da morte de Jesus (Lc 23,8-12). E Herodes o trata com desprezo e escárnio.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.