Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/02/2025

7º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Eclo 4,12-22 Salmo: Sl 118(119) - Paz abundante está com os que amam tua instrução.
evangelho
Quem não está contra nós está a nosso favor. - Mc 9,38-40

Dizia-lhe João: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não nos seguia”. Mas Jesus disse: “Não o impeçais, pois não há ninguém que realize um prodígio em meu nome e, imediatamente, possa falar mal de mim! Quem não está contra nós está a nosso favor.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho de hoje Jesus nos educa para sermos discípulos adultos, livres, comprometidos com a verdade e com o amor, capazes de ser no mundo testemunhas fiéis, da bondade e da misericórdia de Deus Pai.

Peçamos ao Espírito Santo a graça do discernimento:
“Espírito Santo, ensina-me todas as coisas, segundo a promessa de Jesus aos discípulos.
Faze-me conhecer toda a doutrina do Evangelho, tudo quanto era intenção de Cristo revelar-nos.
Instrui-me sem descanso, porque jamais compreendo bem o que dizes e sinto mais dificuldade ainda em vivê-lo.
Acompanha-me com o teu ensino a todo o instante, para que minha trajetória seja totalmente traçada por tua luz”. (Pe. J.Galot)



Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho observando o que Jesus nos pede. Qual a pedagogia de Jesus nestes casos? Que sabedoria ele nos ensina?

Evangelho: Mc 9,38-40 Dizia-lhe João: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não nos seguia”. Mas Jesus disse: “Não o impeçais, pois não há ninguém que realize um prodígio em meu nome e, imediatamente, possa falar mal de mim! Quem não está contra nós está a nosso favor”.

“Este pequeno texto é eficaz como o fermento, que pode multiplicar o volume de um delicioso bolo. Isso porque é comprometedora a conclusão de Jesus acerca da dúvida preconceituosa do discípulo João. Se quisermos desfrutar da eficácia do Evangelho, precisamos examinar nossos sentimentos e práticas a respeito das boas obras cumpridas por pessoas que imaginamos ser inadequadas aos padrões da fé, da esperança e da caridade; porém quem “não nos segue” – como alegou João – pode ter um coração mais dócil aos apelos de Deus e cumprir melhor os ensinamentos de Jesus do que nós, enquanto ocupamos o precioso tempo de nossa vida em julgar, condenar e até tentar impedir aquilo que Deus permite.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.
Qual é a mentalidade de João e qual a de Jesus?
Com que critérios você costuma julgar esses casos? Sua mentalidade é ecumênica ou fechada como a de João?
Como você cultiva seus pensamentos, julgamentos e ações? Você tem dificuldades e preconceitos a respeito de outras posturas religiosas? Como você lida com isso?

Oração (Vida)

Fale a Deus de suas dificuldades na aceitação do diferente. Peça-lhe a graça do perdão e a força de ser testemunha da atitude de Cristo em todas as situações.

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender, memória para lembrar, vontade dócil para praticar, coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível, compassivo, isento de juízos precipitados, capaz de acolher, de perdoar, um coração manso e humilde, semelhante ao de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O nome de Deus é poderoso e exige tanto respeito que somente era pronunciado pelo sumo sacerdote uma vez ao ano. Como enviado de Deus, Jesus carrega no significado de seu nome o poder salvífico de “Deus salva”, por meio de curas, milagres e exorcismos. Pelo seu envio e pelo poder de seu nome, os discípulos recebem do Senhor a autoridade sobre os espíritos impuros. Experimentam a continuidade de suas obras (Mc 6,7.13). João, irmão de Tiago, filho de Zebedeu, questiona Jesus sobre alguém que não pertence ao grupo usar o nome do Mestre para expulsar os demônios. Há uma visão de separação e intolerância que assola não só os discípulos, mas também retrata as comunidades primitivas. A exortação de Jesus é um apelo para um verdadeiro ecumenismo, chamado para somar na missão. Com uma postura de abertura e de diálogo, que respeita as diferenças e foca naquilo que é comum, somos chamados a acolher quem está disposto a ajudar na messe que, a cada dia, se torna grande e carece de operários.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.