Fundo
Quarta-feira, 21 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/05/2025

S. Cristóforo Magalhães e comps. - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 15,1-6 Salmo: ” Sl 121(122) - Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor.
evangelho
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. - Jo 15,1-8

Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós! Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora como o ramo, e seca. Com outros ramos é recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

No Evangelho Jesus nos convida a permanecer nele, pois nele está a vida. Somente unidos a Cristo teremos vida plena, eterna. Nutridos por seu amor é que somos capazes de dar frutos de vida. Portanto, coloquemo-nos conscientemente na presença divina para que Ele – o Deus da Vida – nos transforme, assim como o Sol dá crescimento e vida à natureza.



Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto?

Evangelho: Jo 15,1-8 “Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós! Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora como o ramo, e seca. Com outros ramos é recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”

“A terra pedregosa da Palestina é o paraíso das videiras. No tempo de Jesus, elas eram nobres e bem cuidadas. Os cachos maduros iam para o lagar passar pelo processo de se tornar vinho, mas nem por isso a videira se frustrava por não ver seus frutos saboreados por alguém, pois as aves, as abelhas, as formigas, as vespas, as borboletas e outros insetos aproveitavam as uvas maduras antes da vindima. Sutil gentileza do Pai do Céu para com a planta, porque, logo depois, ela sofria a dolorosa poda, e só não morria porque tinha raízes em ótimo terreno. Assim o Senhor compara quem vive em união com ele. Que, por meio das podas da vida, possamos dar melhores e mais abundantes frutos para o vinho novo do Reino de Deus!” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Só Deus pode julgar quem merece permanecer ou deixar de receber a seiva vital que procede de seu Filho Jesus. À luz deste Evangelho faça a leitura de sua caminhada espiritual.
Quais são os frutos do Reino que a verdadeira videira produz?
Os frutos do seu agir são segundo a proposta de Jesus?
Como você recebe as podas que o Pai faz para que sua vida seja enraizada em seu Filho?
Você se sente vinculado ao Senhor, nosso Deus, por isso vive na serenidade e na confiança?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele....
Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.
Peça ao Pai a graça de nunca ser cortado/a desse tronco vital e de produzir frutos para o louvor de seu nome e para a sua salvação.
“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Neste discurso, Jesus toma a imagem da videira e do agricultor, muito comum na tradição de Israel, inspirado no cântico da vinha (Is 5,1-7). Israel é essa videira cuidada por Deus para gerar boas uvas e dar um bom vinho, proporcionando alegria. O Mestre insiste para que os discípulos permaneçam unidos a ele. O Pai, o agricultor, cuida dessa videira, cortando seus galhos secos, limpando-a para que dê mais frutos mediante o poder da Palavra. Os discípulos, simbolizados pelos ramos, se não estiverem unidos ao Senhor, a verdadeira videira, secarão e não darão frutos. Correrão o risco de não perseverar, pois ficarão sem forças e desanimarão. Necessitam receber o alimento da videira e, ao mesmo tempo, se deixar ser cuidados pelo agricultor, o Pai. Darão muitos frutos, pois estarão ligados à seiva que dá vida. Unidos ao Mestre, serão atendidos em suas orações, pois farão comunhão com ele e com os irmãos. Juntos, focarão no mesmo caminho. Sigamos unidos ao Cristo, verdadeira videira, para que não nos cansemos e não nos tornemos galhos secos, mas produzamos bons frutos na missão!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.