Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/07/2024

17ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jr 14,17-22 Salmo: Sl 79(78) - Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos.
evangelho
Quem tiver ouvidos, ouça! - Mt 13,36-43

Então, tendo despedido as multidões, foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se, dizendo: “Explica-nos a parábola do joio no campo!” Ele lhes respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do Maligno; o inimigo que o semeia é o Diabo; a colheita é o fim dos tempos; e os ceifeiros são os anjos. Portanto, assim como o joio é removido e queimado no fogo, assim sucederá no fim dos tempos; o Filho do Homem enviará seus anjos, removerão de seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tiver ouvidos, ouça!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um dia, coloco minha vida diante de ti. Hoje, te peço o dom do discernimento e da fortaleza para permanecer no caminho de teu Filho Jesus.
Enche-me de simplicidade, lucidez e sabedoria para que eu compreenda a tua palavra e para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim a luz e o amor de tua presença.


“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível, mas presente, já, aqui na terra. É preciso vigilância e discernimento contínuo para que ele se efetue e nós sejamos eleitos para gozar da alegria deste reinado.

Evangelho: Mt 13,36-43 Então, tendo despedido as multidões, foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se, dizendo: “Explica-nos a parábola do joio no campo!” Ele lhes respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do Maligno; o inimigo que o semeia é o Diabo; a colheita é o fim dos tempos; e os ceifeiros são os anjos. Portanto, assim como o joio é removido e queimado no fogo, assim sucederá no fim dos tempos; o Filho do Homem enviará seus anjos, removerão de seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tiver ouvidos, ouça!”

“O bem e o mal estão na raiz de nossa história. São Paulo afirma: “De fato, não faço o bem que quero, mas pratico o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que o realizo, mas sim o pecado que habita em mim” (Rm 7,19-20). E a própria Igreja confessa ser santa e pecadora. Diz o Papa Francisco: “O discípulo sabe oferecer a vida inteira e jogá-la até ao martírio como testemunha de Jesus Cristo, mas o seu sonho não é estar cheio de inimigos; antes, que a Palavra seja acolhida e manifeste a sua força libertadora e renovadora”. Brilharão no Reino do Pai aqueles que desenvolverem a arte de conviver com o diferente, sem se contaminar pelo mal.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus tem infinitos meios de nos despertar para o verdadeiro sentido da vida. Importa estar em sintonia com ele para compreender os caminhos que nos levam a conquista de nossa verdadeira felicidade.
Como construo minha vida interior?
Meu agir manifesta a presença de Deus que liberta e transforma?
Como avalio minha consciência ao me posicionar diante da escolha que os anjos de Deus farão no juízo final?

Oração (Vida)

Faça sua oração abrindo seu coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir...
Se desejar pode concluir com esta oração:
“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
Concentrar nossa busca nos verdadeiros valores parece ser uma sugestão prática.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus deixa as multidões e vai para casa com os discípulos. A conversa continua primeiramente com a explicação da parábola do joio e do trigo. Esta explicação faz a passagem das multidões para os discípulos. Agora é o momento dos discípulos. A parábola falou do semeador, da boa semente, do campo, do inimigo, do joio, da colheita, do fogo e do celeiro. Jesus é o bom semeador. O demônio semeia a planta ruim. Na colheita, que acontecerá no juízo final, os anjos vão retirar do Reino os escândalos e os que praticam a iniquidade. No Reino convivem o bem e o mal, como, no campo, o joio e o trigo. O mal são os escândalos e os que fazem a “anomia”. Eles serão laçados na fornalha ardente. O bem são os justos, que vão brilhar como o sol. Anomia é uma palavra grega que significa “sem lei”. Em nossa língua é definida como “o enfraquecimento das normas em uma sociedade”. A sociedade se desorganiza de tal forma que os cidadãos não sabem quais normas devem seguir.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.