Fundo
Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/02/2025

São Pedro Damião - Ano C - Verde
1ª Leitura: Gn 11,1-9 Salmo: Sl 32(33) - O povo que escolheu para si como herança.
evangelho
Se alguém quiser seguir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me - Mc 8,34–9,1

Tendo convocado a multidão com seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém quiser seguir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim e do evangelho a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida? Que poderia dar o homem em troca de sua vida? Pois aquele que se envergonhar de mim e de minhas palavras em meio a esta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. E dizia-lhes: “Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Reino de Deus tendo já chegado com poder”.

Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor Jesus, creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença com meu coração confiante e em sintonia com teu coração. Unido/a à Trindade Santa suplico a graça de compreender tudo o que queres me ensinar com esta Leitura Orante.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.



“Espírito Santo, dá-me a força moral necessária para responder a todos os teus apelos; a força da fé que adere incondicionalmente ao Senhor e seus ensinamentos; a força da esperança que confia plenamente no amor de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho fazendo pequenas pausas para repetir as palavras que mais chamam sua atenção. Quais são as palavras ditas por Jesus? Quais as três condições, expressas em três verbos de movimento, que Jesus pede para sermos seus discípulos?

Evangelho: Mc 8,34–9,1 “Tendo convocado a multidão com seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém quiser seguir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim e do evangelho a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida? Que poderia dar o homem em troca de sua vida? Pois aquele que se envergonhar de mim e de minhas palavras em meio a esta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. E dizia-lhes: “Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Reino de Deus tendo já chegado com poder”.

“Vidas humanas importam radicalmente para Deus. Jesus chega a dizer que a vida de alguém é mais preciosa que o mundo inteiro. E confessa que sente vergonha de pessoas que escolhem praticar o pecado. Por outro lado, quem renuncia a certas vantagens segue o Mestre e tudo espera do que promete o Evangelho: ganhará a vida plena, terá imensa alegria, paz e certeza da felicidade eterna. Isso não sem a presença da cruz, sempre tão real na vida humana. No entanto, aqui está a grande diferença: quem pensa só no próprio conforto e prazer desespera-se na hora do sofrimento. Quem lida com as dores a partir da fé e do amor conta com a força que vem de Deus e jamais perde a paz.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha-se em silêncio por alguns instantes e procure perceber o que o texto diz para sua vida. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em seu ser.
Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.
Como você avalia seu discipulado diante das três condições colocadas por Jesus no Evangelho: Renunciar a si mesmo; tomar a cruz; seguir Jesus?

Oração (Vida)

Peça ao Senhor a graça de viver com profundidade: a graça do encontro com o Pai misericordioso, a graça do despojamento, da humildade, da simplicidade do coração, da conversão pessoal. Reze também pela Igreja, pelos líderes políticos e pelos formadores de opinião.

“Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e paz. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Deus Pai nos abençoe.
- Deus Filho nos conceda a saúde e a paz.
- Deus Espírito santo nos ilumine.
- Permaneçamos firmes na fé e na paz do Senhor. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A ideia de Messias que a multidão e os próprios discípulos têm acerca de Jesus precisa ser aprofundada. Todos esperam um salvador que acabe com a opressão do império romano. Jesus apresenta as condições de um verdadeiro discípulo: 1) Deve estar sempre “atrás” do Mestre, deixando ser guiado por ele; 2) Precisa “renunciar a si mesmo”, não negar sua identidade, mas aprofundá-la tomando uma postura de total liberdade e adesão ao projeto do Cristo; 3) Necessita “tomar sua cruz”, assumindo os desafios e os sofrimentos da missão, experimentando o poder salvífico da cruz, triunfo sobre o pecado e símbolo do amor incondicional; 4) Seguir o exemplo do Mestre, que deu sua vida para salvar a todos. Ganhar a vida não é ter segurança nos melhores lugares, nos muitos bens materiais ou no poder; é consumi-la, doando-se e encontrando nisso sua verdadeira felicidade. Mesmo com perseguições e dificuldades, o discípulo jamais deve negar ou envergonhar-se do Cristo. Quem teve uma verdadeira experiência com Jesus, sempre é impulsionado a testemunhar com coragem e ser dom na vida dos outros.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.