Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/02/2020

7º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Lv 19,1-2.17-18 Salmo: Sl 103(102) - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, porque ele é bondoso e compassivo! 2ª Leitura: 1Cor 3,16-23
evangelho
Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda - Mt 5,38-48

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Entro em oração. Procuro criar um clima de intimidade e confiança com Jesus, presença viva, próxima, com quem eu quero aprender a dialogar. Aproximo-me de Deus, como Pai e Amigo querido, e peço a graça de dialogar com meus irmãos como filhos do mesmo Deus. Rezo pausadamente a oração do Pai-nosso saboreando a experiência de Deus Pai/Mãe, fonte da vida, proteção e guia em minha jornada.

Leitura (Verdade)

Quais palavras chamaram mais minha atenção? As palavras com as quais Mateus relata os ensinamentos de Jesus parecem fortemente radicais. Como você interpreta esse discurso de Jesus?
“A Lei do Talião – livro do Êxodo – equiparava o castigo ao crime para prevenir a punição excessiva. Jesus propõe interromper o ciclo da violência, estabelecer novas relações e, assim, superar a lei do talião de modo revolucionário. Não é suficiente amar o próximo ou perdoar o ofensor. Jesus pede para amar o inimigo. Se a lei o obriga a caminhar um quilômetro, caminhe dois quilômetros. É o quilometro da gratuidade. A política do olho por olho nos deixará todos cegos, afirmava Gandhi. A frase “Eu vos digo...” estabelece um patamar novo de vida nas relações diárias e na moral. Toda a sabedoria antiga, mesmo a do Primeiro Testamento, é amplamente superada por Jesus. Somente o bem pode superar o mal.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sou capaz de quebrar o ciclo da violência com atitudes de misericórdia? Como está minha gratuidade? Minhas relações se pautam nesse novo olhar de Jesus ou estou ainda na Lei do Talião? Tenho inimigos? Como me relaciono com eles?

Oração (Vida)

Inspirado(a) no salmista rezo com confiança:
O Senhor é clemente e misericordioso, lento para a cólera e rico de amor.
Não está sempre acusando, nem guarda rancor para sempre.
Não nos trata segundo nossos pecados, nem nos paga segundo nossas culpas. (...)
Como um pai ama os filhos com ternura, assim o Senhor se enternece por aqueles que o temem, pois ele sabe do que somos feitos, lembra-se de que somos pó. (Sl 103)

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o amor misericordioso de Deus, compreendo que meu amor tem que ser incondicional. Numa atitude de compromisso com a Palavra proponho-me reatar alguma relação quebrada por minha falta de amor; aproximar-me de alguma pessoa que não me é simpática; ser gratuito(a) com alguém com o qual me custa ser gentil.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A luz, que ao se manifestar ilumina todo o universo e faz sorrir os corações, é o amor. Para nós cristãos o amor é sempre, em primeiro lugar, o Espírito Santo de Deus. Depois, como expressão desse amor único, o amor é o que sentimos uns pelos outros. Deus é o amor com que amamos o nosso irmão, amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Que este amor, que está em nós, se expanda sempre mais em conhecimento e em sensibilidade! Deus é amor, por isso o amor não se perde, apesar das aparências de fracasso que o acompanham. Aparências, porque, na realidade, o amor que começa em Deus termina em Deus e não se perde no meio do caminho. [...]
Fixemos nosso olhar em nosso Senhor Jesus Cristo. Somos dele e ele é de Deus. Não nos desviemos olhando para o que é fugidio, coisas e pessoas. Tudo é nosso, coisas e pessoas, vida e morte, presente e futuro, mas somos de Cristo e Cristo é de Deus. Centralizemos nossa atenção naquele que nos mantém em equilíbrio. É ele o absoluto de nossa vida. Ao absolutizar o que é relativo, perdemos o equilíbrio e caímos para um lado ou para outro. A perfeição do Pai não faz distinções. Paulo, Apolo e Cefas são de Cristo, e Cristo é de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.