Fundo
Quinta-feira, 29 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/03/2023

5ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95 Salmo: (Sl)Dn 3,52-57 - A vós, louvor, honra e glória eternamente.
evangelho
Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres - Jo 8,31-42

Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam‑lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu‑lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo, todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar‑me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam‑lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse‑lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar‑me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram‑lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse‑lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.”

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A liturgia de hoje convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se nosso irmão e nos mostrou o caminho para o Pai. Fez-se verdade que liberta e nos deixou a promessa de vida eterna.


Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as orientações de Jesus para quem deseja se colocar no seu seguimento?

Evangelho: Jo 8,31-42 Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam‑lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu‑lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo, todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar‑me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam‑lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse‑lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar‑me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram‑lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse‑lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.”

“A liberdade advém da verdade. Jesus é a própria verdade, mas os seus não compreenderam sua missão. Em um tempo de diferentes conceitos em relação à verdade, que sejamos capazes de abraçar a proposta de Jesus para experimentar aquela verdade reservada aos seus seguidores. Viver livre é ser capaz de permanecer fiel à proposta exigente, mas sempre atual, do Filho de Deus. É tempo de fazer um pacto com a verdade e colocar um fim nas mentiras que vamos aceitando no cotidiano. Uma fé autêntica supõe ser capaz de carregar a cruz de cada dia e de encontrar, no rosto dos sofredores, o semblante do Filho de Deus. Somos, pelo batismo, encarregados de anunciar a verdade de todos os tempos: Jesus de Nazaré.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus insiste: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.” Permanecer nele. Fincar nossas raízes existenciais em seu amor. Deixar-se nutrir deste amor, esconder nossa vida no coração do Pai, é o projeto de Jesus.
Como é minha relação com a Verdade? O Mestre é meu espelho?
E como me comporto com as “inverdades”, narrativas enganosas que poluem, sobretudo, minhas relações sociais?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus...
Traga na sua presença as necessidades pessoais, familiares e sociais...
Peça a graça da fidelidade a Palavra que você acaba de contemplar e orar:
Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o/a convida a viver?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto conduz a reflexão para a filiação abraâmica e a verdade que liberta. O raciocínio é belo e complexo. Há três pais: Abraão, Deus e “o vosso pai”, o diabo. Há também uma bela relação entre os filhos, os escravos e o Filho, Jesus Cristo. Quem permanece na palavra que Jesus anuncia torna-se discípulo do Reino, conhece a verdade plena e é libertado. Os judeus logo se encrespam, pois dizem que os filhos de Abraão são livres, já que o Senhor é o único rei de Israel. Do ponto de vista histórico, essa informação é questionável, pois Israel passou por sucessivas dominações estrangeiras. No tempo de Jesus, os romanos davam as cartas. Jesus, contudo, reflete a partir de outra categoria: o pecado, que gera escravidão. E somente o Filho pode libertá-los dessa escravidão. Os judeus dizem ser filhos de Abraão, mas querem matar o Filho. São arrogantes. A palavra não consegue gerar vida neles. Rebeldes, eles não praticam as obras de Abraão, mas a obra do pai deles, o diabo. A obra de Abraão é a fé, compreendida como justiça.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.