Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/05/2020

5ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 16,1-10 Salmo: Sl 100(99) - Aclamai o Senhor, ó terra inteira!
evangelho
Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim - Jo 15,18-21

“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida a crescer na confiança no Senhor e a viver a fé com coragem quando surgirem as perseguições. Jesus nos lembra: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Que o Senhor, por meio de sua Palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz do mundo.


Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o e retome as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual é a mensagem central do Evangelho? Qual convite Jesus nos faz? A quem a mensagem de Jesus é dirigida?

“Jesus não usa propaganda enganosa para atrair seguidores. Desde seu nascimento, ele foi sinal de contradição. João evangelista constata: “Os seus não o acolheram”. Foi rejeitado, condenado e morreu na cruz. Os discípulos não podem esperar um caminho só de felicidades e alegrias. A cruz do sofrimento e da contradição está sempre presente. Jesus nos pede para carregar nossa cruz, se possível com alegria. O mundo prega o comodismo, o prazer, a lei do menor esforço. É o caminho largo. Jesus pede aos seus seguir na contramão, no caminho estreito. Quando o sofrimento nos esmaga, sintamo-nos parceiros de Jesus em nosso Calvário particular. Ele tem ombros preparados e nos ajudará a carregar nossa cruz.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulina Editora).

Meditação (Caminho)

O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra me pede neste dia?
O discípulo é chamado a configurar sua vida à vida de Cristo e a encontrar nele a força diante das dificuldades na realização de sua missão. A missão do cristão é ser testemunha no mundo. Jesus nos diz: “Vós sois o sal da terra [...]. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-15), “ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações [...]. Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20). Confiemos no fato de que o Senhor está conosco e nada poderá nos fazer sucumbir no anúncio do seu Reino.

Oração (Vida)


Inspirado(a) nestas palavras de Paulo faço minha oração deixando meu coração falar com Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o infinito amor de Deus fortaleço minha decisão de amar meu irmãos conforme o mandamento de Jesus. Verbalizo ou escrevo atitudes concretas que tornem visível meu amor cristão.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Em torno do Cristo Ressuscitado, a comunidade dos discípulos vai se formando e se desenvolvendo em meio a muitas dificuldades. Jesus deixou claro: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo. Não nos deixamos prender pelo esquema de vida da sociedade na qual nos encontramos. Nem sempre ela é má, nem sempre seus sistemas de vida são contrários aos ensinamentos de Jesus. Somos, porém, não por vontade própria, mas por missão, a consciência crítica do mundo em que vivemos, para que o mundo tenha vida em abundância. Nas viagens paulinas descritas nos Atos, muitas vezes Paulo e seus companheiros enfrentaram grandes dificuldades, assim como as comunidades que iam nascendo. Em outras ocasiões, tudo transcorria em paz, como em Listra, onde Paulo encontrou o jovem Timóteo. Paulo o agregou ao grupo apostólico e seguiu em direção à Macedônia por força de uma revelação. Numa visão, um macedônio, de pé diante de Paulo, fez este pedido: “Vem para a Macedônia e ajuda-nos”. Estavam no porto de Trôade, convencidos de que Deus os chamava para a missão na Europa. Tudo transcorria com muita tranquilidade, mas grandes sofrimentos os aguardavam em Filipos, a primeira cidade da Macedônia a ser visitada.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.