Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/06/2021

9ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Tb 11,5-17 Salmo: Sl 146(145) - Louva o Senhor, minh’alma.
evangelho
Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho? - Mc 12,35-37

Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: “Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?” E a grande multidão o escutava com prazer.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós:


Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho destaque as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens?

Evangelho: Mc 12,35-37 Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: “Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?” E a grande multidão o escutava com prazer.

“O título “filho de Davi” indicava a origem e a missão do Messias. O descendente iria reconstituir a família real e reviver os gloriosos dias do reinado de Davi. Esta não era apenas a expectativa dos escribas, mas os próprios apóstolos, confusamente, esperavam um Reino à semelhança dos demais reinos terrenos. “É agora que o Reino vai chegar”, perguntavam os discípulos? Jesus está acima de Davi e não veio instaurar uma monarquia. O seu Reino é oposto aos reis terrenos, marcados pela injustiça e confinados a territórios e tempos. Seu Reino é definitivo, embora necessite ser refeito continuamente. Será preciso vir o Espírito Santo para a compreensão do Reino e de suas dimensões. Ele está no mundo, mas não é deste mundo. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do Evangelho encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Em meu trabalho, em meu relacionamento com as pessoas, como procuro viver os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em meu coração? br>

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração...
Reze a segunda parte da oração que Jesus nos ensinou: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Messias que virá é filho de Davi e, no entanto, Davi o chama de senhor. Aquele que virá é senhor de Davi ou é seu filho? Ou é senhor e filho? Por um lado, a questão colocada pelo próprio Jesus indica que o Cristo é Deus e Senhor, anterior a Davi e não seu filho. Cristo é mais do que um ser humano extraordinário. Ao mesmo tempo, porém, ele é descendente de Davi segundo a carne. Cristo é o Verbo de Deus encarnado na família de Davi. Os judeus esperavam um descendente de Davi extraordinário. Aquele que veio é mais do que extraordinário e não precisa ser descendente de Davi. O que é preciso é que ele realize a missão messiânica de salvação da humanidade. O Quarto Evangelho tem conhecimento de que o Messias é também filho de José, o do Egito, tradição conservada pelos samaritanos. Jesus é o Messias dos judeus e dos samaritanos e de todos os pagãos que virão a crer nele. O profeta Zacarias fala de um grande luto em Jerusalém, interpretado pelos rabinos antigos como o luto pela morte do Messias, filho de José. Este é um primeiro Messias da linhagem de José que precede a vinda do Filho de Davi. “Por que dois Messias?”, perguntam outros mestres. De fato, dizem os cristãos, não são dois Messias, mas um só. Jesus é o filho de José, que veio primeiro e morreu na cruz, e é o filho de Davi, que virá estabelecer seu reino glorioso para sempre.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.