Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/02/2024

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Dt 26,16-19 Salmo: Sl 119(118) - Felizes os que caminham na lei do Senhor.
evangelho
Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste - Mt 5,43-48

Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo’. Mas eu vos digo: amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para serdes realmente filhos de vosso Pai, que está nos céus, que faz nascer seu sol sobre maus e bons e envia a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa mereceis? Não fazem isso mesmo também os coletores de impostos? E, se acolheis somente vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Não fazem isso mesmo também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Ouvistes o que foi dito” ouvir é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. A acolhida do Reino depende da escuta da Palavra e da liberdade do destinatário para que a semente da Palavra caia no coração e produza bons frutos.

.


Peçamos ao Senhor sua luz e sua graça para rezar bem a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida:

Leitura (Verdade)

A Palavra vem nos ensinar que longe do Evangelho, longe do amor misericordioso, é impossível a realização plena do ser humano.

Evangelho: Mt 5,43-48 “Ouvistes o que foi dito: Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo . Mas eu vos digo: amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para serdes realmente filhos de vosso Pai, que está nos céus, que faz nascer seu sol sobre maus e bons e envia a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa mereceis? Não fazem isso mesmo também os coletores de impostos? E, se acolheis somente vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Não fazem isso mesmo também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai Celeste.

“Amai vossos inimigos.” Se perdoar já é divino, imagine amar o inimigo! Só o Mestre Jesus pode nos pedir isso. E para que este preceito não se dilua em palavras, ele o sela com sangue, ao doar a própria vida por amor. E os seus discípulos serão reconhecidos pela prática desse amor incondicional, sem fazer distinção de pessoas. Aprendizado para toda a vida, sem descuido, sem justificativas: amar porque somos irmãos, igualmente resgatados pelo sacrifício de Cristo. Somente o amor cristão, que vai muito além de afetos e simpatias, é capaz de abraçar as pessoas na luta pelo Reino de Cristo, espalhando vida, misericórdia e reconciliação. Que a Quaresma nos fortifique neste aprendizado! “ (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A virtude do amor é um aprendizado para a vida toda. o amor cristão é um amor fraterno, desinteressado, sem esperar nada em troca.
O verdadeiro amor cristão nos conduz a buscar a Deus, e como chegar até Ele? Como praticar este amor diante de Deus?
Você tem cumprido com o mandamento de Jesus Cristo? Qual tem sido seu testemunho cristão?
Você tem sido reconhecido como discípulo de Jesus pelo amor que tem irradiado?

Oração (Vida)

Converter-se é sair dos nossos esquemas de amor e de justiça, das nossas opiniões fixas, das nossas obsessões. É preciso um abandono confiante a Deus e continua vigilância.
“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Aceitar a palavra de Deus com a simplicidade de uma criança

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

É atitude quaresmal amar o próximo e amar o inimigo, porque, para isso, é preciso ter passado por uma profunda conversão. Já não é fácil amar o próximo, e Jesus manda que amemos também os inimigos. Ouvimos várias vezes que para Deus nada é impossível; então, deve ser possível, com a graça de Deus, amar também o inimigo. Quem assim procede é perfeito como é perfeito o Pai celeste, que faz chover sobre justos e injustos. Ouvimos muitas vezes que é preciso ser perfeito como o Pai celeste é perfeito. Como é possível atingir a perfeição do Pai? O Deus que faz chover sobre justos e injustos é o Deus para quem a misericórdia não é apenas uma palavra, mas é o coroamento da justiça. O Papa Bento, comentando a oração de Abraão, falava de uma nova ideia de justiça, “não a que se limita a castigar os culpados, como os homens fazem, mas uma justiça diferente, que busca o bem e o cria através do perdão que transforma o pecador, converte-o e o salva”. E ainda: “Não se pode tratar os inocentes como os culpados, isso seria injusto; é necessário, no entanto, tratar os culpados como os inocentes, realizando um ato de justiça superior”. O amor converte o inimigo em amigo!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.