Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/08/2020

18ª Semana do tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jr 31,1-7 Salmo: (Sl)Jr 31,10-13 - Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo novamente.
evangelho
Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim - Mt 15,21-28

Partindo dali, Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher cananeia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!” Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. Ele tomou a palavra: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Ele lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Ela insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus respondeu: “Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!” E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



No Evangelho, o clamor da mulher cananeia é uma verdadeira profissão de fé. Ela reconhece Jesus como o Salvador. Entremos com profundidade no texto bíblico para que ele nos revele o Senhor e nos leve ao seu encontro.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Quem são os personagens da narrativa? Podemos identificar elementos de ruptura, superação ou mudança no texto? A mulher não acreditava no Deus de Israel, por que então procura por Jesus? Quais elementos nos falam da abertura da mensagem de Jesus aos pagãos? Diante da atitude da mulher cananeia, qual é a constatação de Jesus?

“Na mentalidade dos discípulos, o Messias tinha vindo apenas para Israel, o povo escolhido por Deus. E o próprio Jesus acena para a Vontade do Pai. Uma mulher pagã acaba rompendo essa fronteira. Depois de certa indiferença, Jesus se rende à fé dessa pagã. Ela não se importa com o tradicional desprezo dos judeus e aceita a pobreza das migalhas. Em duas ocasiões – com o servo do Centurião e agora –, Jesus cura à distância. Aos poucos abre-se a cortina da missão de Jesus. A salvação é universal. Ele veio para salvar a todos, independentemente da raça e do país. A fé daquela mãe rompe as barreiras. A oração é a nossa força e a fraqueza de Deus. Aquele que tem fé não aceita o primeiro não e continua pedindo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como a atitude da mulher cananeia me faz refletir? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus?

“Essa cananeia teve sua fé provada à exaustão! Até que ponto ela seria capaz de abrir mão de sua vida para salvar a filha? Os judeus chamavam os não judeus de cães impuros. Jesus então explica para essa mãe desesperada que ele veio para os da casa de Israel, e não seria justo alimentar os cachorrinhos. A mulher insiste e foca na cura da sua filha, seu maior tesouro. Implora ao Filho de Davi, usando uma expressão exclusiva dos judeus: ‘cachorrinhos’. Jesus, desprovido de qualquer preconceito, dá a sentença final para aquela estrangeira: ‘Mulher, grande é tua fé. Tua filha está curada!’. Para a novidade trazida por Jesus, a salvação, não importa a nacionalidade; ele veio salvar a todos que professam sua fé nele” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.(...) Alcançai-nos um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium).

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo". (Apocalipse 3,20)

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus estava em Tiro e Sidônia, na parte sul do Líbano atual, e foi abordado por uma mulher cananeia, que, portanto, não era judia. Mulher humilde e insistente, que pedia a cura de sua filha atormentada por um demônio. A menina estava com alguma doença. Os discípulos queriam mandá-la embora, porque estava perturbando. Jesus, por sua vez, parece se desinteressar e diz que foi enviado somente para os judeus. A mulher continua insistindo e Jesus reafirma a primazia dos judeus usando uma expressão corrente: “Os judeus são filhos, os pagãos são cães”. A esta altura, todos perdemos o rumo. Todos, menos Jesus. Ele sabe aonde quer chegar. “Os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”, diz a cananeia na sua insistência, e disse tudo. “Mulher, grande é tua fé. Como queres, te seja feito!”. Jesus deixou nas mãos da cananeia a solução do problema. Ela queria e tinha fé.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.