Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/03/2021

5º Domingo da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 31,31-34 Salmo: Sl 51(50) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro! 2ª Leitura: Hb 5,7-9
evangelho
Senhor, queremos ver Jesus - Jo 12,20-33

Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Sinto agora grande angústia. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” Veio, então, uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo”. A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. Jesus respondeu: “Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Ele falava assim para indicar de que morte iria morrer.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa ser profeta e viver sempre no teu amor. Sim, olhos abertos para para perceber tua presença e um coração desejoso de tua amizade.


Leitura (Verdade)

Leia silenciosamente o Evangelho de hoje e obeserve os personagens. O que desejam? Quem faz a mediação para chegar até Jesus? Qual a resposta de Jesus?

Evangelho: Jo 12,20-33 Alguns gregos que tinham subido a Jerusalém para a festa, se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida, e disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe conversou com André, e foram falar com Jesus. Ele respondeu: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. […]. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”.

“Um dos pressupostos do materialismo é que a ciência expulsaria a religião do mundo, considerada superstição. A religiosidade está hoje mais presente do que em nenhuma outra época da história. A alma humana, já dizia Cícero, é naturalmente religiosa. E Santo Agostinho completava: “Só Deus pode preencher a vida de uma pessoa”. Essa sede se manifestou nos gregos: “Queremos ver Jesus”. E Filipe e André, exercendo seu papel missionário, levaram-nos a Jesus. O grande ensinamento do Mestre parte do grão de trigo que cai na terra e morre. Depois, retorna no milagre da vida. Jesus é o grão de trigo que aceita morrer para a salvação do mundo. Dele recebemos a condição de povo, de ressuscitados.” (Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Toda a oração pede uma postura muito simples: colocar-se conscientemente na presença de Deus. O que o este Evangelho diz para você? Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?

Oração (Vida)

Deus não espera o melhor de nós, espera que nos apresentemos de coração sincero. Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Alguns gregos que estavam em Jerusalém queriam ver Jesus. Mera curiosidade ou pretendiam servi-lo e segui-lo? “Se alguém quer me servir, siga-me, e, onde eu estiver, estará também aquele que me serve.” Os gregos e todas as pessoas poderão ver Jesus e dele se aproximar porque, “quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Ele falava de sua morte de cruz. É este o Jesus que os gregos poderiam ver, Jesus Crucificado. Se aceitassem o mistério da cruz e perseverassem na esperança, veriam também o Cristo ressuscitado. A cruz foi dolorosa, mas foi passageira. Foi a ponte que levou à glorificação. “Pai, glorifica o teu nome. Eu já o glorifiquei e o glorificarei de novo”. Jesus sentiu uma grande angústia e pediu que o Pai o livrasse daquela hora. Não foi fácil entregar-se para a salvação do mundo, mas foi por amor que Deus o enviou ao mundo. O grão de trigo precisa morrer para produzir frutos. Cai na terra, desaparece para que outros apareçam. Nestes dias da Quaresma paramos e meditamos, pensando na realidade humana de Jesus de Nazaré. A Carta aos Hebreus fala das lágrimas, do sofrimento e da firmeza perseverante com a qual “levou a termo a sua vida, tornando-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Olhamos para a cruz, olhamos para o crucificado e afirmamos com Pedro que “não foi com coisas perecíveis, com prata ou com ouro, que fomos resgatados de uma vida fútil, mas pelo sangue precioso de Cristo”. Cada um de nós, mesmo sem o saber, vale o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Seu Sangue é o Sangue da nova e eterna aliança, anunciada pelo profeta Jeremias. Não será como a aliança feita no Sinai escrita na pedra do Dez Mandamentos. Não será uma aliança exterior a nós. Será gravada no nosso coração. Ele será o nosso Deus e nós seremos o seu povo. A vontade de Deus será nossa opção fundamental de vida. Deus mesmo será o nosso mestre e seremos novas criaturas, com as culpas perdoadas. Certamente é aqui o lugar de pensarmos na enorme graça que Deus nos deu, nem sempre compreendida e valorizada, que é a Santa Missa. Não se trata de uma cerimônia com um conjunto de ritos. É feita com ritos cerimoniais, mas que são sinais de uma presença, a presença da ceia e da cruz. Quando estamos reunidos e tomamos o cálice com vinho tornamos presente o Cristo que diz: “Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova a eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”. Deixe que ressoem fortes em seus ouvidos as palavras finais: “Fazei isto em memória de mim”. Façam isso não como lembrança, e sim como memorial, que mostra Jesus Cristo presente.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.