Fundo
Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/10/2024

S. João de Capistrano MFac. - 29º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ef 3,2-12 Salmo: (Sl)Is 12,2-6 - Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo.
evangelho
Servos fiéis e vigilantes - Lc 12,39-48

Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada! Também vós, estai prontos, porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem há de vir!” Pedro perguntou: “Senhor, dizes essa parábola para nós ou para todos?” O Senhor disse: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor colocará no comando dos criados da casa para distribuir-lhes no tempo certo o sustento? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Verdadeiramente eu vos digo: ele o colocará no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo disser em seu coração: ‘Meu senhor está demorando em vir’, e começar a maltratar os criados e as criadas, a comer e beber e embriagar-se, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora, e o castigará severamente e lhe imporá o destino dos infiéis. Aquele servo que, conhecendo a vontade de seu senhor, não se preparou nem fez conforme a vontade dele, será espancado muitas vezes; contudo, aquele que, por ignorância, fez algo que mereça castigo será espancado poucas vezes. Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe será exigido.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus reforça seu convite à vigilância. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.
“Senhor, sei que estás aqui. Ajuda-me a permanecer na tua presença.”
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Reze com esta canção:




O próprio Cristo, que sempre esteve vigilante na fidelidade ao Pai, nos chama para que estejamos atentos ao Evangelho.

Leitura (Verdade)

A vigilância, a abertura da percepção dos sinais e a disposição para responder aos convites de Deus é muito frequente nos ensinamentos de Jesus. Leia com atenção cada figura, símbolo ou atitude que o Evangelho lhe fala.

Evangelho: Lc 12,39-48 “Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada! Também vós, estai prontos, porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem há de vir!” Pedro perguntou: “Senhor, dizes essa parábola para nós ou para todos?” O Senhor disse: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor colocará no comando dos criados da casa para distribuir-lhes no tempo certo o sustento? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Verdadeiramente eu vos digo: ele o colocará no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo disser em seu coração: ‘Meu senhor está demorando em vir’, e começar a maltratar os criados e as criadas, a comer e beber e embriagar-se, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora, e o castigará severamente e lhe imporá o destino dos infiéis. Aquele servo que, conhecendo a vontade de seu senhor, não se preparou nem fez conforme a vontade dele, será espancado muitas vezes; contudo, aquele que, por ignorância, fez algo que mereça castigo será espancado poucas vezes. Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe será exigido.

“Além de desperto e vigilante, é preciso ser proativo. A fé cristã requer discernimento e ação em um processo de crescimento que se conclui com a peregrinação neste mundo. E aqui Deus nos chama a sermos fiéis construtores do Reino. Por isso, vivendo a vigilância da fé, eleve sua alma ao Senhor: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ele ensina o seu caminho. Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos” (Sl 24).” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus continua a nos ensinar a prestar atenção para nossa responsabilidade cristã. O Evangelho nos educa e dele recebemos todas as informações que necessitamos para viver no caminho de Jesus. Para isso, é preciso oração e vigilância.
Essas palavras de Jesus encontram eco em seu coração?
Sua vigilância para a chegada do Senhor é constante, a todo o tempo, nas pequenas atitudes cotidianas, ou apenas, para a hora da morte?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotar em seu coração...

Rezar pelos missionários, pela paz no mundo, pelo Sínodo da Igreja, pela nossa nação, pelas famílias, pelos jovens e pelas crianças, etc.

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus deixa claro que nesta vida temos que usufruir com respeito e solidariedade tudo o que nos sustenta para exercer com dignidade nossa missão terrena, social. Mas, nosso olhar interior deve estar sempre vigilante com o que nos garante a Vida Eterna.
O que a Palavra o/a convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus conclui o seu ensinamento em parábola, falando da importância de estar preparado, porque ele virá a qualquer hora. Pedro, então, pergunta se Jesus está falando para todos ou para eles, os apóstolos e os discípulos. A resposta de Jesus, aparentemente enigmática, é, porém, muito clara. Ele não responde sim ou não, mas faz outra pergunta: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa?”. O administrador é Pedro e a criadagem são os seus companheiros. A eles muito foi dado. Deles muito será pedido!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.