Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/04/2022

2ª Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 6,1-7 Salmo: Sl 33(32) - Senhor, esteja sobre nós a tua graça.
evangelho
Sou eu. Não tenhais medo! - Jo 6,16-21

Ao anoitecer, os discípulos desceram para a beira-mar. Entraram no barco e foram na direção de Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo a eles. Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado uns cinco quilômetros, quando avistaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se do barco. E ficaram com medo. Jesus, porém, lhes disse: “Sou eu. Não tenhais medo!” Eles queriam receber Jesus no barco, mas logo o barco atingiu a terra para onde estavam indo.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Os discípulos, em meio às ondas agitadas pelo mar, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor. Eles acolhem suas palavras encorajadoras – “Sou eu. Não tenhais medo!” – e seguem adiante sem desanimar. Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor.


Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Além de noite e escuridão, quais palavras simbólicas você identifica no texto?

Evangelho: Jo 6,16-21 Ao anoitecer, os discípulos desceram para a beira-mar. Entraram no barco e foram na direção de Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo a eles. Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado uns cinco quilômetros, quando avistaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se do barco. E ficaram com medo. Jesus, porém, lhes disse: “Sou eu. Não tenhais medo!” Eles queriam receber Jesus no barco, mas logo o barco atingiu a terra para onde estavam indo.

“Quantas crises o pequeno grupo de Jesus deve ter passado, quando ele se foi para o Pai! Ao longo da história, quantas crises sacudiram a Igreja de Deus! Na cena do Evangelho de hoje, os discípulos estavam atravessando o lago. Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Em meio à apreensão e ao esforço de remar contra o vento, Jesus foi ao encontro deles, andando sobre as águas. Nesta cena, mesmo que antecipada, vê-se uma manifestação da ressurreição. O povo da Bíblia sabia bem: Deus é o Senhor das águas, é ele quem domina a tempestade. É uma imagem do senhorio de Deus sobre o mundo e seus problemas. Jesus Ressuscitado é quem garante o êxito da missão, nas travessias difíceis da história.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Quando é que Jesus nos causa medo? Quando é que sua presença nos assusta? Parece um paradoxo, mas é a pura verdade. Se não experimentarmos, no profundo do nosso coração, a pessoa do Senhor Jesus, nunca saberemos reconhecê-lo nas ondas agitadas que tentam naufragar o barco da nossa vida. Como é confortante saber que em nossas tempestades o Senhor vem ao nosso encontro por sobre as águas e diz: ‘Sou eu. Não tenhais medo!’. Só Jesus é capaz de passar por cima dos nossos problemas, dores, angústias, enfermidades... Peça ao Senhor que, hoje, ele entre no barco da sua vida e acalme essas tormentas que o afligem. Toda tempestade, um dia, passa. Confie!”

Oração (Vida)

= Invocações a Jesus Mestre
Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “não tenham medo! Eu estou com vocês!”. O que a palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Este relato se encontra também em Mc 6,45-52 e Mt 14,22-27, e com pequena alteração em Mc 4,35-41; Mt 8,18.23-27; Lc 8,22-25. Jesus caminhando sobre as águas reflete o Sl 77,20: “Abriste um caminho entre as águas, uma senda nas águas torrenciais, sem deixar rastro dos teus passos”; e também os Sl 29,3 e 107,4-5.23-30. Tendo por pano de fundo estes salmos, pode-se aferir: a Igreja pode enfrentar os problemas da história, Jesus está sobre o mar (símbolo do mal), é maior que as dificuldades. Nele está o poder de Deus. Quando os discípulos remam sem a presença de Jesus, tudo é difícil; porém, com a presença dele, logo se chega ao destino. As palavras: “Sou eu. Não tenhais medo!” apontam para a divindade de Jesus, que acompanha sua Igreja, como o disse em Mt 28,20: “Estarei sempre convosco todos os dias”. Conforme se lê em Is 43,10.13.25, lembrando Ex 3,14, se usa o “Eu Sou” como atributo divino de Javé. Logo, os discípulos não precisam ter medo, pois Jesus é a presença divina em sua missão. Em Jo 6,14 se afirma que Jesus é o profeta. Já no v. 15 se queria transformá-lo em rei. No v. 20 se mostra que ele é mais do que isso. Ele é o “Eu Sou”, a presença de Deus no meio do povo.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.