Fundo
Terça-feira, 12 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/06/2021

Imaculado Coração de Maria, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 61,9-11 Salmo: (Sl)1Sm 2,1 - Meu coração exulta no Senhor.
evangelho
Sua mãe guardava todas estas coisas no coração - Lc 2,41-51

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Liturgia da memória do Imaculado Coração de Maria. Ao celebrarmos o Imaculado Coração de Maria, celebramos a presença do Verbo que se fez carne e veio habitar no meio de nós. Maria, a cheia de graça, nos ensina acolher sem cessar o Deus da Vida.


Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo vivo de vossa presença.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção e perceba as atitudes dos pais de Jesus com a comunidade judaica e com o próprio filho. Medite o diálogo dos pais com Jesus. Mesmo sem compreender, o que fez Maria?

Evangelho: Lc 2,41-51 Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

“A família de Nazaré não estava imune a crises. Jesus havia completado doze anos e tinha concluído sua preparação para se tornar filho da Lei e responsável por seus deveres religiosos. Ele não comparece como discípulo diante dos mestres, mas como alguém que demonstra um saber pessoal quanto à Lei, antecipando sua futura pregação. Superada parte das arestas, Jesus desce com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Por sua vez, Maria e José respeitaram seu tempo de crescimento. Maria, a Mãe das Dores, faz uma experiência dolorosa: a “perda” de Deus. Mas ela o procura até encontrá-lo. Maria nos ensina a sofrer, crer e guardar a Palavra de Deus no coração. Ela é a senhora da santa esperança e do amor.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que esse relato diz para mim? Quais são minhas atitudes quando não compreendo os caminhos de Deus? Como está minha fé, minha confiança no Senhor que me conduz como Bom Pastor? Como Mestre e Amigo?

Oração (Vida)

Esse é um momento de muita fé e gratidão, momento de orarmos em agradecimento a Maria por seu incondicional amor e pela sua eterna presença em nossas vidas. Ó Maria, nossa Mãe, protege a nossa vida entre os teus braços:
abençoa e reforça todo desejo de bem;
reaviva e alimenta a fé;
ampara e ilumina a esperança;
suscita e anima a caridade;
guia todos nós no caminho da santidade.
Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção
pelos pequenos e pelos pobres,
pelos excluídos e os sofredores,
pelos pecadores e os dispersos de coração:
reúne todos sob tua proteção
e os entrega ao teu Filho amado, o Senhor nosso Jesus.Amém!

Contemplação (Vida e Missão)

Como você quer agradecer a presença materna de Maria em sua vida? Faça uma homenagem a esta Mulher escolhida por Deus para nos trazer a Salvação.
Bendita é a Virgem Maria, que guardava a palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).

Bênção

O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
ó Deus, da redenção eterna, na festa da mãe de Jesus, concedei-nos crescer em vossa graça até a plenitude da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus

Ir. Carmen Maria Pulga

Venerando o Coração de Maria, afirmamos a bondade daquela que foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. No Evangelho, vemos a sua bondade em ação nas Bodas de Caná, preocupada como estava com o constrangimento dos noivos pela falta de bebida na festa. Vemos a sua gentileza na visita a Santa Isabel, a preocupação de Mãe à procura do Menino perdido no templo. Seu Coração é imaculado por ser ela a Imaculada Conceição, concebida sem pecado original. O Salvador entrou no mundo pelo “sim” de Maria. Podemos, então, invocá-la dizendo: “Doce Coração de Maria, sede nossa salvação”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.