Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/06/2023

Imaculado Coração de Maria - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 61,9-11 Salmo: (Sl)1Sm 2,1 - Meu coração exulta no Senhor.
evangelho
Sua mãe guardava tudo isso em seu coração - Lc 2,41-51

Todos os anos, seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando Jesus fez doze anos, eles subiram, como de costume, para a festa. Passados aqueles dias, eles regressaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram um dia inteiro antes de começar a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Como não o encontrassem, regressaram a Jerusalém à sua procura. Depois de três dias, o encontraram no Templo, sentado em meio aos mestres, ouvindo os e fazendo lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam extasiados por sua inteligência e suas respostas. Eles o viram e ficaram desconcertados, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Teu pai e eu te procurávamos angustiadamente!” Ele lhes disse: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo me ocupar dos assuntos de meu Pai?”; mas eles não compreenderam o que ele lhes dissera. Jesus desceu com eles a Nazaré e lhes era obediente. Sua mãe guardava tudo isso em seu coração.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus a igreja faz memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria. São próximas uma da outra, pois o Coração do Filho está próximo ao Coração da Mãe. Maria é aquela que não teve mácula, ou seja, não teve o coração manchado pelo pecado. Por isso, essa memória litúrgica se denomina de Imaculado Coração de Maria.
Com a mesma disponibilidade de Maria, acolhamos a Palavra de Deus e coloquemo-nos à disposição para que ela se realize em nós.


Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

A Palavra deve nos inquietar e nos fazer cumprir em nossa vida o que ela nos ensina, assim como fez Maria. Leia o Evangelho acolhendo cada palavra em seu coração.

Evangelho: Lc 2,41-51 Todos os anos, seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando Jesus fez doze anos, eles subiram, como de costume, para a festa. Passados aqueles dias, eles regressaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram um dia inteiro antes de começar a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Como não o encontrassem, regressaram a Jerusalém à sua procura. Depois de três dias, o encontraram no Templo, sentado em meio aos mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam extasiados por sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo seus pais, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, porque agistes assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas.

“O coração de Maria, a Mãe de Jesus, é imaculado, pois transborda amor. Da infância ao alto da cruz, Maria vivenciou diferentes momentos e, com uma habilidade incrível, guardava tudo em seu coração. Quando Jesus se perdeu no Templo, Maria e José viveram momentos angustiantes, mas não perderam a oportunidade de admirar, mesmo em silêncio, as manifestações de um Deus misericordioso, que presenteou a humanidade com seu Filho único. Maria é imaculada por viver a transparência da fé e a coragem de entregar sua vida para que o projeto de Deus se concretizasse. Que nosso coração também seja imaculado, isto é, repleto dos dons que Maria recebeu por ter dito “sim”, mesmo não sabendo as consequências!”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Há um lugar ideal para guardar a Palavra de Deus. Maria guardava todas estas coisas no coração. Esse coração guardava tudo dentro dele e silenciava, aguardando a manifestação de Deus.
Onde eu guardo a Palavra e as manifestações de Deus?
Como cuido de meu coração Tabernáculo de Deus, Templo do Espírito Santo?

Oração (Vida)

“Ó Virgem Maria, nós vos veneramos porque vós sois a Mãe de Deus e nossa. Sois santa e imaculada, consagrada a Cristo, vosso Filho, e unida ao Espírito Santo.
Ó Mãe da Igreja, dai-nos amar a família dos filhos de Deus e dos irmãos de Jesus. Nós vos pedimos por todos os fiéis que participam de nossas paróquias e comunidades e os demais, espalhados pelo mundo inteiro.
Pedimos-vos pelos fiéis leigos, para que vivam os sacramentos do Batismo e da Crisma e da Eucaristia pelo testemunho da fé, do amor e da esperança. Pelos fiéis casados, para que expressem pelo sacramento do Matrimônio seu amor conjugal e sejam responsáveis na construção da própria família.
Pedimos-vos pelo Papa, para que seja reconhecido e amado como sucessor de Pedro e Vigário de vosso Filho. Pelos bispos, para que sejam acolhidos e respeitados como sucessores dos Apóstolos. Pelos sacerdotes, para que vivam como ministros do vosso Filho, Mestre e Sacerdote. Pelos diáconos, para que sejam servidores disponíveis do Povo de Deus.
Pedimos-vos pelos religiosos e religiosas, para que expressem sua consagração a Deus no mundo, pela vivência dos conselhos evangélicos e dos diferentes carismas de suas Ordens, Congregações ou Institutos.
Ó Maria, abençoai e defendei a Igreja do vosso Filho na variedade de seus dons, serviços e ministérios! Amém” (Trecho do livro “Maria da nossa fé”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida?
O que você deseja colocar em prática neste dia?
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

Todos os irmãos vos saúdam.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
A graça do Senhor Jesus esteja convosco.
Eu vos amo a todos vós em Cristo Jesus.” (I Cor 16, 20;23).
Peçamos a bênção de Maria nossa mãe e padroeira do Brasil.


Ir. Carmen Maria Pulga

Associada à festa do Sagrado Coração de Jesus, celebramos também o Imaculado Coração de Maria. Ela é imagem da Igreja: membro mais sublime. O texto proposto é o episódio de Jesus, aos doze anos, na viagem de sua família a Jerusalém, por ocasião da Festa da Páscoa. Nessa ocasião, Jesus realizou a cerimônia do Bar Mitzvá (Filho do Mandamento), quando o adolescente se tornava responsável perante a Lei. José e Maria retornam em caravana a Nazaré e Jesus permanece em Jerusalém, no Templo. Três dias depois, eles o encontram entre os doutores, discutindo teologia. Seus pais ficam admirados com sua sabedoria, mas a lição é dolorosa. Maria abre-lhe o coração. Seu coração pulsa no mesmo ritmo do coração do seu filho. Jesus relativiza o laço sanguíneo com Maria e o vínculo legal e afetivo com José. Apresenta-lhes outra paternidade: “Devo estar na casa do meu Pai”. Os pais não compreendem tudo com a razão, mas eles têm fé. Jesus retorna e lhes é obediente. Os três crescem juntos, na liberdade. Maria guarda tudo em seu coração e medita sobre cada palavra e sobre cada mistério.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.