Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/02/2020

Apresentação do Senhor, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ml 3,1-4 Salmo: Sl 24(23) - O Rei da glória é o Senhor onipotente! 2ª Leitura: Hb 2,14-18 Evangelho Opcional: Lc 2,22-32
evangelho
Todo primogênito masculino será consagrado ao Senhor - Lc 2,22-40

E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”.
O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galileia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje a festa da Apresentação do Senhor e purificação de Maria. Acalmo minha mente e silencio o meu coração.
Rezo: Senhor permita que eu também possa ver a tua salvação olhando para a minha vida e para a vida de minha família, dos meus amigos. Abra meus olhos para eu ver as maravilhas de teu amor. Divino Espírito Santo, abra meus ouvidos para escutar tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligencia para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

Leitura (Verdade)

Fazendo uma leitura atenta do Evangelho, observe os diferentes elementos presentes no texto. A narrativa apresenta dois anciãos que creem na Palavra Revelada e reconhecem a vinda da salvação. O que isso diz para mim? Como vejo o papel de Maria? Como tudo isso toca no meu compromisso de cristão batizado?
“Nenhum sinal de purificação era exigido para o pai ou para o recém-nascido. Depois de quarenta dias do nascimento, a mãe devia realizar o ritual da purificação. A Festa da Purificação é celebrada, no calendário, quarenta dias após o Natal. José e Maria levam o Menino ao Templo para ser consagrado ao Senhor. Simeão personifica o Israel fiel que espera a restauração sob o reinado de Deus. Como Maria, Simeão se considera servo do Senhor que vem realizar seu plano de salvação para todos. Simeão e Ana representam aqueles que vivem na comunidade cristã e acreditam na Palavra. É um novo tempo que se inicia, luz que ilumina todos os povos. As profecias seculares se realizam. Deus nunca falha em suas promessas.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus nunca falha em suas promessas. E eu realizo minhas promessas? Quantas vezes me lembro do que prometi no meu Santo Batismo? Como cumpro meus deveres de cristão?

Oração (Vida)

O que essa celebração o(a) leva dizer a Deus? Apresente ao Pai de amor e bondade, a sua oração. Reze apresentando sua realidade, alegrias e sofrimentos, a realidade do mundo, suas alegrias e sofrimentos e sinta-se membro ativo no Plano da Salvação.

Contemplação (Vida e Missão)

Que novo olhar nasce em você a partir desta meditação orante? Como você se propõe viver a Palavra neste dia?
"Prometi no meu Santo Batismo,
Ser fiel a Jesus sem cessar
O que os pais e padrinhos
Falaram hoje mesmo vim confirmar.
Fiel sincero, eu mesmo quero. A Jesus prometer seu amor (bis)"

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus é a luz que veio iluminar todas as nações. Ele é a glória do povo de Israel. Hoje, quarenta dias após o seu nascimento, o menino Jesus é levado ao Templo. Segundo a Lei de Moisés, a mãe devia se purificar e resgatar o primeiro filho homem, oferecendo um cordeiro e um pombinho. Se não tivesse dinheiro, podia oferecer dois pombinhos. Foi o que Maria e José fizeram.
No Templo, a Sagrada Família encontrou o velho Simeão, homem santo, a quem foi revelado que não morreria sem ver antes o Salvador prometido. Encontrou também uma anciã, a profetisa Ana. Ambos abençoaram José, Maria e o menino, e glorificaram a Deus porque seus olhos puderam ver o Salvador. Foi nesse momento que Simeão entoou o cântico que chamamos de “Nunc Dimittis”, que significa “Agora podeis deixar partir”. Com o menino Jesus nos braços, Simeão disse: “Deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”.
O profeta Malaquias viu o Senhor, o mensageiro ou o anjo da Aliança, entrando no Templo. É o esperado e o desejado, e sua entrada foi solene. Vem precedido de outro anjo, que prepara o caminho para a chegada de Deus. Elias e João Batista são os precursores que preparam o caminho. O anjo ou mensageiro da Aliança é o Messias, é o menino Jesus, Salvador. Já dizia o evangelista São João que João Batista não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. “O Verbo era a luz verdadeira que ilumina todo homem”. Cante, então, com a Irmã Verônica Firmino, fsp: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Os que viviam com medo encontraram a paz. Ao povo oprimido ele trouxe a liberdade, aos pobres e infelizes mostrou a felicidade. É Jesus, Jesus é a luz, a luz que todos esperam. É Jesus, Jesus é a paz, que vence o ódio e a guerra. Luz do mundo, luz da vida, a luz que nos faz irmãos. Com ele não há trevas, nem dor e nem escuridão”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.