Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/03/2025

Quarta-feira de Cinzas - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jl 2,12-18 Salmo: Sl 50(51) - Ó Deus, tem misericórdia de mim. 2ª Leitura: 2Cor 5,20–6,2
evangelho
Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto mais retirado, tranca tua porta e ora a teu Pai, que está no escondido! - Mt 6,1-6.16-18

“[...] Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, para que tua esmola fique escondida; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará. [...] Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto mais retirado, tranca tua porta e ora a teu Pai, que está no escondido! E teu Pai, que vê no escondido, te recompensará. Quando jejuardes, não pareçais sombrios, como os hipócritas, pois desfiguram o rosto para mostrar aos homens que estão jejuando! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas somente a teu Pai, que está no escondido!”

Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com a Quarta-feira das cinzas iniciamos o Ciclo pascal, que segue até o início de Pentecostes. Com o Tempo da Quaresma entramos num processo de conversão, pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência. Empenhemo-nos para viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Rezemos com a oração da liturgia de hoje: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”



“Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém”

Leitura (Verdade)

Neste dia a liturgia coloca diante de nós as atitudes básicas que Jesus aponta como parte de nossa vida celebrativa: primeiramente a vivência da justiça, depois, como deve ser a esmola, a oração e o jejum. Atente-se às orientações que Jesus dá aos seus discípulos e observe o apelo que Ele lhes faz para que as práticas de piedade (jejum, esmola e oração) sejam vividas sem hipocrisia.


Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".

“Devoções excessivas nem sempre nascem de um coração sereno e simples. Jesus não temeu apontar a hipocrisia de quem amava ostentar em praça pública o privilégio de parecer santo. Na opinião do Mestre, a prece verdadeira é a que brota no silêncio do coração e se dirige ao Pai do Céu, com prontidão para amar e servir. Outras duas virtudes cristãs aparecem nessa cena inseparáveis da oração: o jejum e a esmola. O jejum exercita o autodomínio e faz vencer os excessos. A esmola é a consequência lógica do jejum. O que não se consome, passa naturalmente para o consumo do irmão e da irmã que mais precisam. É assim a lógica simples daquilo que Deus espera de quem diz amá-lo e seguir seus preceitos.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Como você resume o ensinamento de Jesus?
A Quaresma nos chama à conversão, à oração, à prática do bem e da caridade. E o convite que Jesus faz aos discípulos é direcionado para todos nós. Tudo deve ser feito por amor a Deus e aos irmãos.
Qual palavra encontrou sintonia com seu projeto de vida?
Em quais realidades você percebe a necessidade de voltar-se mais para Deus e para os outros?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração. Depois, conclua rezando:
“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?
Sugestão: Agradecer o amor misericordioso de Deus, saber perdoar e pedir perdão.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje se inicia o tempo de preparação para a Páscoa: a Quaresma. É uma oportunidade de revisar a vida e de experimentar o amor de Deus, que nos leva à conversão. O texto de hoje é um apelo ao seguimento de uma fé autêntica e comprometida. As práticas da esmola, da oração e do jejum, comuns no judaísmo, são retomadas por Jesus de forma mais profunda. O Mestre exorta a hipocrisia dos fariseus que realizam essas práticas, porém, de forma superficial. Com a esmola, os discípulos devem praticar a gratuidade e a solidariedade para com o outro. A oração, longe de “multiplicar palavras” e ficar na esfera da superficialidade, deve levá-los a um encontro mais profundo com Deus, capaz de transformar o coração. O jejum ajuda-os a reorientar as necessidades, tornando-os livres para viver com o necessário. Assim, nesta Quaresma, do que precisamos nos desfazer e partilhar com o próximo para caminharmos mais livres? O Pai, que está lá no “escondido”, nos aguarda e derramará suas graças sobre nós.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.