Fundo
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/06/2021

12ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gn 13,2.5-18 Salmo: Sl 15(14) - Senhor, quem pode habitar na tua tenda?
evangelho
Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles - Mt 7,6.12-14

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial


Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus.
Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim. Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada! Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)
Eu,............(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”.

Evangelho: Mt 7,6.12-14 “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?

“Os discípulos devem aprender que a mensagem preciosa do Reino deve ser propagada com discernimento, não com ingenuidade, pois gente malvada responderá com violência a essa proposta. Em algumas oportunidades, o próprio Jesus não responde às perguntas mal-intencionadas de seus oponentes. Ele promulga a lei áurea da convivência humana: façam aos outros o que gostariam que os outros fizessem a vocês. Este é o caminho do Reino. A porta é estreita, mas permite a passagem. O amor e a misericórdia são indicativos do caminho certo e da porta que permite a passagem. A salvação depende de Deus, e este precisa de nosso sim. A graça de Deus deve direcionar nossa caminhada. É uma caminhada comunitária; precisamos dos irmãos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente e deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida.
A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Eu tenho presente esta medida em minhas relações?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”, qual desses apelos eu sinto que preciso ter maior vigilância no meu cotidiano?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A regra de ouro traduz na prática o mandamento do amor: “Tudo o que vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles”. Esta é a regra positiva. A negativa dirá: “Não faça aos outros o que você não quer que façam a você”. Não se trata, pois, de fazer aos outros o que me fizeram. Essa é a lei do talião, que introduz na vida um mecanismo de repetição sem fim. O mundo seria muito alegre e feliz se todos se exercitassem na prática da regra de ouro. O exercício, porém, supõe esforço, e esforço cansa, e eu prefiro descansar! Entre pela porta estreita, percorra o caminho estreito, se quiser construir alguma coisa nesta vida e dar sentido à existência. Não fique à toa na vida vendo a banda passar. Entre na banda e toque um instrumento. Alegre o mundo com boa música, mas saiba discernir o que serve do que não serve. Ao longo da vida, vamos aprendendo que há coisas que não valem a pena, não valem o esforço que fazemos, não valem o sofrimento suportado. Não dê, então, pérolas aos porcos. Não pergunte a quem não quer responder e não fale a quem não quer ouvir. Use, porém, da sensibilidade e saiba distinguir entre o porco e o humano. Não confunda um com o outro. Valorize o porco no que ele tem de valor e dê pérolas a quem sabe apreciá-las.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.