Fundo
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/01/2021

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 2,14-18 Salmo: Sl 105(104) - Manifestai entre as nações suas grandes obras.
evangelho
Vamos a outros lugares, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa-Nova - Mc 1,29-39

Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E, quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa-Nova. Pois foi para isso que eu saí”. E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galileia, e expulsava os demônios.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Medite com esta canção:



“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

“A boa vontade, quando não se realiza, pode ser vista como má vontade. É preciso fazer alguma coisa. Marcos diz que Jesus tomou a mão da sogra de Pedro e logo a febre a deixou. Livre de suas limitações, a sogra de Pedro, mais uma vez, mostra a incrível capacidade de servir das mulheres. Há na cena mais que um serviço doméstico, pois dois verbos caracterizam o discipulado: seguir e servir. Ampliando os horizontes, percebe-se que a sogra de Pedro, uma vez curada, tornou-se discípula de Jesus. E, quando declinou o sol, quer dizer, quando terminou o sábado, sem transgredir o descanso legal, as pessoas passaram a levar a Jesus os doentes. As curas de Jesus não constituem demonstração de poder, mas sinal de que o mal estava sendo expulso.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus veio proclamar a Boa Notícia de Deus, aquela que o ser humano precisa ouvir para se realizar plenamente. Para tanto, ele se confrontará com o poder demoníaco. Discípulos se congregam ao seu redor. Trabalharão com ele em favor do ser humano, em oposição ao demônio, que diminui e desfigura o ser humano. Jesus expulsou o demônio na sinagoga e curou a sogra de Pedro que estava acamada com febre. Imediatamente todos o procuram com seus problemas, doentes e possessos. Jesus se retira e reza. Depois sai para outros lugares. Ele não é de um só lugar. Veio para todos e deve se fazer ouvir. Todos o procuram. Simão e os que estavam com ele também se puseram a procurá-lo. Procure o Senhor enquanto ele se deixa encontrar. Encontrando-o, resolva com ele os problemas da vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.