Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/08/2021

São Bartolomeu, Apóstolo, festa - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ap 21,9b-14 Salmo: Sl 145(144) - Senhor, que teus fiéis proclamem a glória do teu Reino.
evangelho
Vem e vê! - Jo 1,45-51

Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas”. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe respondeu: “Vem e vê!” Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Um dos primeiros chamados de Cristo. Sofreu o martírio terrível, sendo esfolado vivo.
Vem e vê! Somos todos chamados a nos encontrar pessoalmente com Jesus e deixar que Ele nos questione conforme nossa vocação, nossa fé e nossa realidade.


Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamam atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio desta narrativa?

Evangelho: Jo 1,45-51 Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas”. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe respondeu: “Vem e vê!” Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

“A vida é a arte dos encontros. Há encontros que alteram o rumo de nossa vida, para melhor ou para pior. Filipe teve um encontro com o Mestre e logo foi comunicar a maravilhosa descoberta a Natanael, que figura na lista dos Doze, com o nome de Bartolomeu. Inicialmente com indiferença, Bartolomeu fica admirado porque Jesus conhecia seu nome e sua vida. Assim aconteceu também com Zaqueu. Assim acontece conosco. A iniciativa nunca é nossa, mas de Deus. Discípulo-missionário, Filipe sente a necessidade de manifestar sua descoberta. Deus conhece nosso nome e conhece a misteriosa figueira, sob a qual nos abrigávamos. Ele conta conosco para anunciar a Boa-Nova com alegria, e isso pela palavra e pelo exemplo.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?
Deixe seu coração falar...

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje é festa de São Bartolomeu, e o Evangelho fala de Natanael. São duas pessoas ou dois nomes para a mesma pessoa? Os Evangelhos Sinóticos falam de Filipe e Bartolomeu, enquanto, no Evangelho de João, Filipe aparece junto com Natanael. Os judeus tinham o costume de dizer o nome e de quem a pessoa era filho. “Ben-Hur” é filho de Hur. Em aramaico, filho se diz “bar”. Bar-tolomeu é o filho de Tolomeu. Então o nome completo do apóstolo seria: Natanael, filho de Tolomeu, ou, Natanael Bartolomeu. No Evangelho de João está escrito que, depois da ressureição de Jesus, Pedro, Tomé e Natanael estavam juntos na beira do mar de Tiberíades. É a única vez que esse trio aparece junto, e são os três que, de certa forma, desafiaram Jesus. Quando Filipe disse a Natanael que o Messias prometido era Jesus de Nazaré, filho de José, Natanael logo reagiu perguntando se de Nazaré poderia sair alguma coisa boa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.