Fundo
Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/07/2023

14ª Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Zc 9,9-10 Salmo: Sl 145(144) - Quero bendizer teu nome, para sempre e eternamente. 2ª Leitura: Rm 8,9.11-13
evangelho
Vinde a mim - Mt 11,25-30

Naquela ocasião, Jesus exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples; sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Meu Pai me confiou tudo. Com efeito, ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve”.
Tem convide mais carinhoso e maternal que este de Jesus?
Descansar sem seu coração manso e humilde....
Em silêncio mergulhe em Deus.


Oremos: Ó Deus, vosso Filho entoou louvores a vós, pois revelastes vosso amor aos simples e pequeninos. Ele abriu seu coração para nos dar descanso e força. Dai-nos, ó Pai, vossa graça e vossa luz para que nosso espírito se nutra no amor misericordioso de vosso coração e como Jesus, nos tornemos filhos de coração manso e humilde diante de vós e de nossos irmãos.

Leitura (Verdade)

Observe como é a oração de Jesus. Qual sua relação com o Pai? Por quem Ele louva o Pai? O que Ele pede de nós?

Evangelho: Mt 11,25-30 Naquela ocasião, Jesus exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples; sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Meu Pai me confiou tudo. Com efeito, ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve”

“O cansaço é um fenômeno não apenas físico, mas também emocional e até espiritual. Jesus convida ao descanso e ao alívio do fardo da dura observância da Lei. O povo já não tinha a quem recorrer. Jesus é a resposta, a solução e a esperança. No entanto, só compreende o amor de Jesus quem é simples e pequeno. Jesus louva o Pai por ter escondido dos grandes e orgulhosos os segredos de uma vida repleta de sentido, tendo-os revelado apenas aos que são os últimos aos olhos do mundo. A humildade é condição para quem quer ser cristão. Ser cristão é ser capaz de viver alegremente a vida, não necessitando guardar bens materiais nem buscar distinção.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Há muitas formas de aliviar nosso cansaço físico e emocional, mas para o cansaço espiritual, para o desafio do testemunho da fé num mundo materializado, onde você busca descanso e vigor?

Quando você se alimenta da oração você se torna mais generoso/a e solidário/a com o sofrimento alheio. Como é seu jeito de rezar ao Pai?

Deus se manifesta na simplicidade e pequenez humana. Ao dialogar com Deus você apresenta suas prerrogativas humanas? Ou confia na misericórdia de Deus que o/a acolhe na sua pequenez?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Faça a sua oração ao Senhor, com entrega e confiança. Conte-lhe o que está acontecendo com você, suas preocupações e necessidades, e apresente-lhe também as necessidades de seus irmãos e irmãs.

“Senhor Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”!

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que o Senhor o/a convida a viver hoje.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Neste domingo, somos convidados a louvar a Deus com Jesus. O refrão do Salmo Responsorial resume bem: “Bendirei eternamente vosso nome, ó Senhor”. O motivo: porque Jesus é o Messias manso e humilde, que revela os mistérios do Reino aos pequeninos e nos configura no seu Espírito. Em meio a oráculos contra as nações, Zacarias apresenta a chegada de um rei justo e humilde. Esse texto sempre foi interpretado em perspectiva messiânica. Essa é a grande alegria do povo. Ele não monta o cavalo, o animal da guerra, mas o jumento, animal de carga e montaria dos pobres. Seu projeto é de paz. Em um mundo de tantas armas e ódios, ele rompe com a lógica da guerra e da intolerância. Jesus, em toda a sua vida, mas, sobretudo, na entrada solene em Jerusalém, cumpre plenamente essa profecia. Ele é o Messias humilde: pobre carpinteiro de uma aldeia pouco importante, de uma região de segunda categoria. Ele não somente é pobre e humilde como também coliga os pobres do Reino com seu Pai por meio da gratidão e do louvor. No texto anterior, Jesus censura as cidades da beira do lago de Genesaré, que não foram capazes de conversão, embora tenham testemunhado a pregação do Reino e os milagres de Jesus. O mesmo aconteceu com os escribas e fariseus. Pedem sinais a Jesus, mas não creem. Estão cheios de autossuficiência e arrogância. No louvor, há uma verdadeira manifestação da intimidade de Jesus, de sua espiritualidade, de sua vinculação amorosa com o Pai. Deus revelou os mistérios do Reino aos pobres e simples. Jesus insere seus discípulos em sua relação de amor e comunhão unitiva com o Pai. O verbo “conhecer”, na Bíblia, significa também amizade, relação de amor e de intimidade. O Filho e o Pai se conhecem. Eles se amam, mas o Filho revela a identidade do Pai à Igreja. O Filho quer fazer-nos participar da mesma intimidade do Pai. A amizade com Deus, contudo, nos faz misericordiosos e solidários. Jesus acolhe todos aqueles que estão cansados e fatigados. Os fardos cotidianos nos esmagam. Sentimo-nos exaustos com tantas demandas. Cristo é o nosso repouso. Nele, encontramos esperança e vida. O jugo é símbolo das imposições da Lei. Jesus oferece seu jugo: o mandamento do amor. Ele é exigente, mas é libertador e nos dá profunda alegria. Ele é o Messias da mansidão e da humildade, como bem profetizou Zacarias. É isso que significa viver segundo o Espírito e não segundo a carne: viver segundo os critérios do Evangelho do Reino, como pessoas novas, que professam valores novos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.