Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/12/2022

Santo Ambrósio, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 40,25-31 Salmo: Sl 103(102) - Minha alma, bendize o Senhor!
evangelho
Vinde a mim, todos - Mt 11,28-30

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para escutarmos a sua Palavra e caminharmos à luz desse convite: “Vinde a mim, vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.

Evangelho: Mt 11,28-30 “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

“Jesus encontrou pessoas carregando fardos muito pesados: a pobreza, a doença, os pesados impostos e, especialmente, as obrigações da Lei de Moisés explicadas e cobradas pelos fariseus e seus mestres. Essas pessoas, em contato com Jesus, faziam uma experiência bem diferente. Nele, encontravam acolhimento, compreensão, valorização. Sentiam que ele não lhes tirava nada, nem as sobrecarregava com novas obrigações. Sentiam-se amadas e convidadas a amar a Deus e aos irmãos com coração livre e generoso. Um peso suave, um coração manso, assim era Jesus. O amor nos liberta do peso da obrigação e das armadilhas da rotina. Assim é no casamento, no trabalho, na religião”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. O que Jesus lhe pede?
O que o texto diz para mim? Que sentimentos as palavras de Jesus despertaram em meu espírito para me conduzir a novas atitudes de vida?
Busco no coração de Deus minha força e alegria para perseverar no bem?

Oração (Vida)

Jesus realiza os desejos sinceros de nosso coração. Apresente ao Senhor o que você precisa neste momento, pois Ele está com você e escuta a sua voz.
Faça a sua oração de louvor ou de súplica a Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida.
"Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém." (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os mestres da Lei resumiram a Torá em 613 leis. Além dessas leis, criaram uma tradição para interpretá-las e adaptá-las a cada circunstância da vida (Mc 7,5ss). Elas abrangiam todas as situações e eram tão pesadas que uma pessoa simples do povo, um pobre ou um analfabeto dificilmente podia cumprir todas elas. Paulo diz que nem Pedro conseguia observá-las (Gl 2,14). Portanto, a religião se tornara um peso, principalmente para os pobres, as mulheres, os deficientes (Mt 23,4). Os ricos e doutos tinham como observar todas as leis, pois colocavam auxiliares para lhes fazer os serviços mais impuros, como cuidar de doentes, pastorear ovelhas etc. Mas o pobre e analfabeto não dispunha desses recursos e, por isso, sempre estava mal diante da Lei (Jo 7,49). Jesus não se preocupou com esse legalismo casuísta. Ele se misturava com os pecadores, com doentes, mulheres etc., trabalhava aos sábados e não censurou seus discípulos quando colheram espigas no sábado. Por isso, acolher Jesus é sair desse emaranhado de leis para a vivência do amor a Deus e ao próximo. Para tanto, não é preciso ser intelectual como os escribas e fariseus, basta viver os valores do evangelho. Para Jesus, a prática religiosa não é um peso oriundo de uma coleção de leis, mas é compromisso com a vida. Quem, como o bom samaritano (Lc 10,29ss) tem compaixão do próximo, mesmo não sendo versado em leis, cumpre os preceitos de Deus. Ser de Jesus é valorizar a vida e praticar a misericórdia.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.