Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/02/2024

4ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 3,4-13 Salmo: Sl 119(118) - Ensina-me tuas prescrições.
evangelho
Vinde vós, a sós, a um lugar ermo, e descansai um pouco - Mc 6,30-34

Os apóstolos reuniram‑se com Jesus e contaram‑lhe tudo quanto fizeram e quanto ensinaram. Disse‑lhes: “Vinde vós, a sós, a um lugar ermo, e descansai um pouco”. De fato, os que chegavam e os que partiam eram muitos, e não encontravam tempo para comer. E afastaram‑se de barco para um lugar ermo, a sós. Muitos que os viram partir, tomando conhecimento, correram a pé, de todas as cidades, para lá e chegaram antes deles. Saindo, Jesus viu uma numerosa multidão, ficou tomado de compaixão por eles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar‑lhes muitas coisas.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nossa oração veremos como os discípulos falam com Jesus e Ele os leva para um descanso na intimidade com o Pai.
Ao mesmo tempo, o povo o segue correndo, com pressa para poder ouvi-lo e Ele acolhe a multidão. com carinho, ensinando-lhe muitas coisas.
Vamos, também nós, aproximar-nos do Mestre com este entusiasmo e fé dos discípulos e do povo.




Oremos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe como os discípulos falam com o Mestre, como o povo o procura. Onde estão? O que Jesus oferece aos que voltam da missão? Como Ele acolhe os que o seguem.

Evangelho: Mc 6,30-34 Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram-lhe tudo quanto fizeram e quanto ensinaram. Disse-lhes: “Vinde vós, a sós, a um lugar ermo, e descansai um pouco”. De fato, os que chegavam e os que partiam eram muitos, e não encontravam tempo para comer. E afastaram-se de barco para um lugar ermo, a sós. Muitos que os viram partir, tomando conhecimento, correram a pé, de todas as cidades, para lá e chegaram antes deles. Saindo, Jesus viu uma numerosa multidão, ficou tomado de compaixão por eles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

“Jesus é um líder de extrema sensibilidade. Não é afoito, agitado, levado por interesses imediatos. Seu objetivo maior e mais profundo é chegar ao coração do ser humano. Os apóstolos chegam da missão e estão cansados. Jesus percebe o cansaço e os convida a um lugar tranquilo para que descansem. Um descanso permitido e salutar depois de uma missão solidária. Mas o projeto é frustrado por uma multidão que procura Jesus como última esperança. Ele se enche de “compaixão”, um sentimento divino que atinge o mais profundo da pessoa, as entranhas. Sintoniza-se com as necessidades do povo e começa a ensinar-lhes muitas coisas. Em Jesus de Nazaré se manifesta a humanidade do Filho de Deus.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para você? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.
Avalie sua caminhada no discipulado com Jesus.

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

A sensibilidade de Jesus se manifesta a todo momento. Os apóstolos chegam da missão e estão cansados. Jesus percebe e os leva a um lugar tranquilo para que descansem. Podia não perceber o cansaço ou perceber e não se importar. Mas não é assim. Ele é o bom Mestre e o bom pastor. Ensina e tem compaixão do povo que era como ovelha sem pastor. É, pois, natural que demonstre carinho e preocupação com os seus ministros. Em Jesus não há frieza nem desatenção. Ao contrário, vendo a multidão que o procura, percebe nitidamente a falta de um pastor. Certamente, naquele momento, Jesus não estava pensando em um bispo ou em um pároco; pensava nos governantes. Os profetas os chamavam de pastores e os censuravam quando não cumpriam suas obrigações. Por que a multidão procura Jesus? Quer ouvi-lo sem dúvida, mas também precisa de pão, precisa de saúde. A multidão comporta-se como ovelhas sem pastor, e Jesus se enche de compaixão. Os discípulos consagrados, que seguem Jesus, não têm a missão de ocupar o lugar dos governantes, mas podem fazer o que Jesus fazia: “E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas”. Instruir o povo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.